blog caliente.

15.6.04

Ora aprendam!

O maradona já escolheu a equipa inicial, mas aquilo é para o jogo contra a Espanha. Como é preciso ganhar, primeiro, aos russos, eu escolho a equipa para quarta-feira. Pode ser? Então quero esta:

Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Fernando Couto, Nuno Valente, Costinha, Petit, Figo, Ronaldo, Nuno Gomes e Pauleta.

Mas é para jogarem num 4-4-2 clássico, OK? Com Figo e Ronaldo "a abrir" pelas alas (caso Figo dê indicações de estar "in the mood", se estiver amuado joga o Simão!), que é pelas alas que se conduz o jogo e se "espalham" os defesas contrários ao largo do campo. E com dois pontas-de-lança, sim, que a Suécia, a Dinamarca e a Grécia não são mais que a gente! Ok, com a Grécia parecia mesmo que eles eram mais, mas com os outros não jogámos, não extrapolem!...

Vamos analisar, agora, alguns dos cenários possíveis. Se excluirmos algumas peças de teatro alternativo, o comentário político e os espectáculos de La Féria, é no futebol que corremos mais riscos de tropeçar nesse tipo de adereços: os cenários. Além disso estamos em Portugal, que me dizem ser o "país possível", com os "políticos possíveis", os "jogadores possíveis", "os besugos possíveis"... Daí aquela coisa dos "cenários possíveis", está bem assim? Bom.

Cenário 1: os russos marimbam-se para a minha táctica e espetam-nos um golo cedo; eventualmente, que os tipos às vezes são parvos, outro logo a seguir...
Bom, este cenário é ridículo e, como é óbvio, eu não vou agora estudar este tipo de especulações. Digamos que é o tipo de situação que, a suceder, o Scolari resolve, que é para isso que lhe pagam.

Cenário 2: O jogo está "engonhado", tipo nem marcamos nem saímos de cima.
Bom, aí, meus amigos, temos de ter paciência. A paciência é muito importante num jogo de futebol. Aí, há que fazer substituições. Podem fazer-se variadas substituições, desde que:
a) Não se tire o Ricardo Carvalho.
b) O Deco entre. Neste caso pode sair qualquer um, excepto se se chamar Ricardo.
c) O Beto não entre. Sim, mesmo que se venha a descobrir que se chama, afinal, Ricardo Beto!
d) O Rui Costa já tenha decidido a melhor forma de ajudar Portugal, porque o êxito de qualquer substituição depende disso. Disso e de se jogar com o máximo de Ricardos disponíveis (onde estás, Sá Pinto?).

Cenário 3: Portugal marca cedo, amplia e, ao intervalo, já ganhamos por 3-0. Os russos, em correndo bem as coisas, já estarão a jogar só com 10, nove deles muito cansados.
Neste caso, enfim, aceito estudar propostas. Podem ser formalizadas em blogamemucho@hotmail.com ou, em alternativa, nas notas de rodapé da TVI. Aviso já que não estou disponível para orientar equipas que lutem pela manutenção, que usem equipamentos "de estilista"... Ah! e que tenho de vir a casa aos fins-de-semana.

View blog authority