blog caliente.

21.5.04

Antecipações de Junho

Gosto muito. São festas populares, o que é sempre bom. O povo sai à rua e, ordeiramente, em vez de se lembrar que no dia 1 de Maio ganhava pouco e já não tinha cheta para a prestação do duas-assoalhadas-em-chelas, assume-se no cheirinho a sardinha assada, a manjerico e a naftalina e... que faz o povo? Desfila.

No Porto, dedica-se o povo a dar marteladas na cabeça do povo, a ver se alguma tilinta: não tilinta nenhuma. Em Lisboa, o povo divide-se em bairros, contrata ao preço da chuva vedetas que são conhecidas lá no bairro e, gaiteiro, inunda aquela avenida grande num bailarico xunga e achinelado. Pelo país inteiro é assim.

Fazem-se, enjoativamente, várias reportagens, em que meninas e senhores entrevistadores parecem fascinados por se estar ali a comer sardinha assada e a beber sangria ou vinhaça. Que pitoresco!Tão fascinados ficam, os repórteres, que entrevistam o povo, o que é sempre interessante do ponto de vista do "interesse jornalístico". Porque o povo em festa gosta de repetir ao povo que "estamos aqui a comer sardinha assada e a beber e viva a tradição e isto sim, é vida!". O que cai sempre bem, na calidez de Junho.

O povo escolhe mal as festas: tende a desprezar as que são suas, as que lhe dizem respeito, para participar nas festas dos outros.
O que nos levava, se eu quisesse, à boda do príncipe com a asturiana. Mas não leva, que eu prefiro pensar noutras coisas, isto irrita-me.

View blog authority