blog caliente.

20.5.04

O casamento

Já que o tema "casamento" assentou arraiais na nossa viela, eis-me de arquinho e balão (como convém em vésperas de Junho), a abordar o tema. Sinto um vago cheiro a sardinha no ar, mas o que sinto também pode ser um sintoma de epilepsia temporal.

O casamento é uma instituição vetusta e respeitável. Esta definição também podia aplicar-se, sem rebuço, à Santa Casa da Misericórdia, à Casa Pia, ou ao Sport Lisboa e Benfica. Mesmo à Associação Amigos de Apolo. E a muitas outras instituições vetustas. E repeitáveis. Parece-me que, sobre o casamento em geral, não me apetece dizer mais nada.

Sobre casamentos reais já me apetece. Apetece-me perguntar se está tudo doido. Se há genuíno interesse de la gente en la boda. Que vem a ser aquilo? Aluguer de varandas. Reportagens constantes com pivots histéricos. Cabeleireiros esotéricos a babujar com oralidade cirúrgica sobre cores de pomada para as beiças e tinta para as pálpebras. O velhinho lusitano que decorou aquilo tudo à borla. O menu, com detalhes de iluminuras. Os presentes, do azeite à salva de prata, do burro aos galináceos. Os hotéis, os luxuosos hotéis onde vão descalçar-se, coçar as vetustas virilhas (e, provavelmente, amandar as indispensáveis cagadas) os vários príncipes e princesas da Europa. O senhor Dom Duarte também lá estará, e é personagem que se imagina, com vantagem, a arrear o calhau. Passem os pleonasmos do senhor-dom e da óbvia vantagem. Sou eu que estou a ficar muitíssimo imbecil ou os senhores também se estão a marimbar, de forma perfeitamente absoluta, para o enlace? Digam-me a verdade.

Directamente para a blogosfera, admito: ou me prometem que o real chaval e a periodista piba proporcionam uma nupcial e estonteante queca aos nossos globais olhos televisivos, ou vou processá-los a todos por publicidade enganosa. Sim, que se esta boda mediática se resumir a ouvir um tímido "Sí" da boca de Letizia e Felipe...e a admirar toilettes, estamos conversados: prefiro rever em câmara lenta todo o jogo França-Brasil que a RTP acabou de nos exibir. Duas vezes. E no peão. E valente seca foi, o raio do desafio.

View blog authority