blog caliente.

18.6.08

quem vos avisa...

Vamos supor que é mesmo verdade que Benfica vai adquirir por dez milhões de euros um pacote contendo Sinama-Pongolle e Carlos Martins.
O Sporting, já se sabe, terá direito a receber 40% do que o Benfica pagar ao Huelva por Carlos Martins. O que não invalida que o Benfica pague, na mesma, dez milhões de euros, no total. O Huelva é que não os recebe na totalidade, terá de dar ao Sporting 40% da quantia que o Benfica lhe der pela parte do pacote respeitante ao promissor e destemperado centro-campista.
O Benfica e o Huelva devem estar a pensar, neste momento, a ser verdade isso do pacote, que valor será atribuído, respectivamente, a Sinama-Pongolle e a Carlos Martins, de maneira a poder ser calculada a fatia dos 40% que ao Sporting compete receber.
Penso que o Sporting irá receber cerca de 400.000 euros. Vai ficar estabelecido, mais coisa menos coisa, que o Sinama-Pongolle vale 9 milhões e o Martins 1 milhão. Isto é, evidentemente, inflacionar bastante, em termos reais, o valor de ambos. Mas, às tantas, o Huelva também ainda tem de dar alguma coisa ao Liverpool, ou ao Le Havre, pela transferência do francês. De maneira que não sei, mas até gostava que quem porventura saiba me ensinasse.
Ora, portanto, 40% de 1 milhão, dá aquilo: 400.000 euros. Não é muito, no mercado da bola, mas penso ser um valor aceitável, sobretudo para o Sporting não se ver tentado a chatear-se a exercer o direito de opção que detém sobre o jogador - porque o detém, de facto - e, mais grave do que isto, ainda vir a ter de ficar com ele, provavelmente "detido". Mas, abaixo desse valor, é o que vai ter de fazer. Calma, a menos que se perceba que é isso mesmo que o Benfica quer.
Eu depois de ver os números digo qualquer coisa, ó Soares Franco, vai agora para dentro.
Curioso é que, no caso de o Pongolle ainda poder vir a render dinheiro ao Le Havre ou ao Liverpool - de facto, não sei se algum destes clubes detém direitos de "formador" do rapaz, mas suponhamos que também há ali 40% da massa que o Benfica parece disposto a desembolsar que vai acabar por ir parar "à(s) fonte(s) formadora(s)" -, o Huelva acaba por fazer um bom negócio: receber 6 milhões de euros por dois jogadores que, no conjunto, é o que valem (5 milhões e meio um, meio milhão o outro), fazendo o Benfica pagar mais do dobro disso. Sim, que o Carlos Martins significa um prejuízo de mais 2 milhões de euros por contrato, isto assim por alto, é uma pipa de massa.
Também será engraçado verificar a expressão facial do Carlos Martins - e o restante registo corporal do talentoso e fleumático médio do Recreativo - se, em se confirmando que lhe é atribuído pelas partes negociadoras cerca de um décimo do valor total do pacote, algum jogador adversário decide passar noventa minutos dum jogo a dizer-lhe isso mesmo, repetidamente, "Ó Carlos, então o Sinama vale 10 vezes mais que tu, pá, hem?, que te parece?, hem?".
Vai haver crise tónico-clónica "martiniana" - com chancada, mordedura de língua, vermelho directo rasgado e tudo.
Seguida de entrevista ao Record.

View blog authority