blog caliente.

12.10.06

Colunas vertebrais e curvas

Um génio foi nomeado ministro da saúde e disse logo: "os remédios estão a ficar caros como o caralho, portanto foda-se!".
Uma vez que era um génio, fez um articulado genial, complicadote, uma espécie de pescadinha de rabo na boca, uma pescadinha partida em muitos artigos e contra-artigos, como se fossem espinhas pequeninas (o génio não era jurista, mas tinha alguns juristas enrodilhados nas suas chinelas, que lhe transportaram a genialidade para o papel).
Um homem comum que leu aquilo de passagem, depois de vomitar, perguntou-lhe:

"Ó génio: como queres tu que se façam relatórios mensais sobre eficácias, em se tratando, por exemplo, daqueles novos medicamentos caros para o cancro, aqueles anticorpos monoclonais que custam um balúrdio, mas que parece que prolongam mais a vida, oito meses que seja? Isso é coisa que se faça mensalmente, como se diz no teu articulado, ou apenas ao fim de dois, ou mesmo cinco anos? E, se queres fazer estudos comparativos em hospitais portugueses, "para confirmar ou desmentir os estudos que já estão feitos" - e que são bons, embora feitos "lá fora", vais pôr que doentes a fazer os remédios mais baratos, para comparares os resultados obtidos com os que tomam os mais caros? Vais pôr os mais pobrezinhos? Ou propões que tudo se randomize ao calhas, podendo mesmo calhar-te a ti, Deus que te guarde (se te guardasse longe...), um braço baratinho?".
"Tu és um imbecil. Não entendes a minha genialidade. Eu sou um génio."
"Entendo, sim. E para seguir a tua sintaxe devo dizer-te o seguinte: és, de facto, mais ainda do que genial, bestial"
"Sou, não sou?"
"És. Essa pergunta inchada revela-o ainda mais. Olha, aumenta a taxa moderadora dos que tomarem os mais caros: quem quiser tentar viver mais dois meses que seja, que pague cada semana de vida em sobretaxas..."
"Tu adivinhas. És também bestial, tu?"
"Sim, mas isso é só porque ainda te escuto e leio; não me ligues".

Nota de besugo: eu, no sábado ou assim, publico aqui o decreto genial e mostro foto da lamparina.

View blog authority