blog caliente.

29.3.06

Kapas

Não percebi nada do que escreveste, Lolita.
Noventa euros por uma consulta médica (é médica, não é?) é o quê? Dezoito contos.
Bom, há-de ser a tabela. Há-de haver aí "os kapas", a tabela dos "kapas", há tabelas, informa-te.

No meu hospital (que cada vez há-de ser menos meu, e ainda bem, para toda a gente andar mais contente, que é o que eu mais gosto), se tu tiveres um amigo que tenha um cancro e o levares lá, à minha consulta (o que pressupõe que confias em mim, mas isso não deve depender do que eu levar por consulta, ou deve?) ainda consegues tratar o teu amigo de borla, que o meu hospital (está bem, não é meu, será cada vez menos, eu sei) não lhe leva cheta. Nem taxas moderadoras pagaria, isto para já, o teu amigo, o que é uma excelente medida para ele. Mas má para o mercado, admito: a mim ensinaram-me que o mercado é onde se vende hortaliça e fauna piscícola, mas eu sou um grunho, tu desculpa isto, eu já começo a perceber que o mercado é o mundo inteiro, já sei quem são os mercadores, os mercantes e, repito, tenho ideia cada vez mais firme do que são as mercadorias.

Mas, ao menos, já que há mercado, que haja tabelas que o regulem, que o não deixem ao "deus daria", ao menos para que quem preferir alimentar "lucros obscenos", como tu dizes, saiba, ao preferir isso, ao que vai e com o que pode contar. Sem ser forçado, na hora da decisão, a fazer contas à vida inteira e a hesitar entre o mais barato e o mais caro: com medo de, pagando menos, ser pior servido; e, pagando mais, ganhar apenas o direito de poder berrar mais alto na barra dos tribunais, alimentando serviços (ainda por cima) "não tabelados"...

Tu sabes, aliás, que eu é mais "kapa zero": por mim não se "kapava" ninguém, muito menos assim, quase rente.

View blog authority