blog caliente.

29.3.06

Noventa euros por uma consulta? Ora bolas!

Sem me alongar muito no contraditório - que seria fastidioso - sobre a liberalização dos honorários dos advogados, lembro apenas ao besugo que nem sempre a livre concorrência é nefasta. Não para todos.

As clínicas privadas, por exemplo, não encontram razões de queixa. Cobram como entendem e o que querem, até porque alguém há-de pagar-lhes: seja o paciente, seja o seguro do paciente, seja o SNS - com a vantagem de poderem conciliar a mercantilização do serviço com uma aparência de solidariedade social.
Sabe-se, claro, que a oferta na saúde é escassa e que a procura é mais do que muita; e sabe-se, também, que quando o orçamento escasseia corta-se nas despesas com o contencioso, mas não se corta nas despesas de saúde. E os operadores privados, aqueles que alegadamente complementam os hospitais-empresa e o SNS, hão-de ser, a par da banca e da EDP, os únicos privados que apresentam lucros expressivos (para não dizer obscenos).

Quanto aos advogados, isto não é nada de novo. A Ordem só veio sancionar aquilo que a prática ditava há muito. Daí que ninguém pagará mais do que antes.
Sossega, besugo. Poderás, como tencionavas, processar o Benquerença por um valor que dantes já era razoável. Agora também é competitivo...

View blog authority