blog caliente.

29.3.06

Boa!

E não é que o Benfica esteve bem?

Quero lá saber que o Barcelona seja melhor, que tenha jogadores mais talentosos e mais caros, que possua um treinador que usa "rastas tímidas"? Que me importa que, às tantas, o Benfica tenha estado com "nervoseira lusitana" e que, eventualmente, com "nervoseira lusitana" ainda maior, perca lá, na Catalunha? Nada.
Hoje esteve bem, gostei.

Há diferenças subtis entre os dois clubes que me fazem dizer isto.

O Benfica tem a mania que é maior que Portugal inteiro. E não é. Eu, disto, não gosto. Mas, ao menos, não renega a Pátria e integra-se nela nas vitórias e derrotas com os estrangeiros. Ou seja, consegue-se ficar contente com eles, da mesma forma que é possível ficar-se irritado com eles, vomitar com eles, em cima deles, chamar-lhes nomes feios. Peneirentos, por exemplo. Lampiões. Bois, se calhar ser em jogo interno.

O Barcelona, que também pensa que é maior que a Espanha inteira, renega Espanha. Duvido que haja muitos espanhóis que não sejam dali, da Catalunha, que gostem do F.C. Barcelona. Há-de haver alguns na Comunitat Valenciana, alguns galegos antigos daqueles com os olhos semicerrados para aquém do Minho, que os há e, sinceramente, há-de haver poucos mais.

Benfiquistas: eu detesto-vos a quase todos (excepto aí a um milhar e meio de vós que, se calhar, ainda por cima, sois tão sacanas como os outros todos, mas pronto) profundamente. Mas quando fordes a Barcelona, caramba, até os comeis. Não disse comemos porque eu, coisas que aprendi em puto, para já, só como aquilo que como: não considero comido tudo o que me vem na ementa; nem costumo saborear o que vem no prato dos outros, como se fosse o meu prato.

View blog authority