blog caliente.

13.9.05

Mais um

O jovem colega escolheu a Cirurgia Geral. Fez bem.
Escolheu o "inimigo". Nos dois últimos anos aprendeu, entre muitas outras coisas infinitamente mais úteis, seguramente, como são as relações entre internistas e cirurgiões: uma mistura de "detesto-te e gosto de ti", que é mútua e cimenta amizades. Muitas vezes, sobre estéreis discussões, consolida-se o respeito.

Como internista, nunca senti os cirurgiões gerais como exército do outro lado da barricada. Penso mesmo, cada vez mais, que vamos sendo nós (os "tontos") os únicos que vamos segurando a mesma bandeira, do mesmo lado das trincheiras.
Não ligue, quando ouvir um internista dizer-lhe que não passa dum trolha, e que, em seis meses, aprendia o que você vai levar seis anos a aprender: queria ser ele a operar o doente, também, e não sabe fazer isso. Nós também não ligamos quando os cirurgiões nos dizem que "o teu doente vai morrer, enfim, mas conseguiste que tivesse análises quase normais, finalmente". Ambos sabemos que temos especialidades complementares e um objectivo comum, que a nossa competição tem raízes fundas na pueril rivalidade entre quem " só mexe" e quem "só pensa", sendo seguro, hoje, que todos fazemos, o melhor que podemos, ambas as coisas. E, esperemos, fá-lo-emos cada vez melhor.

São provocações de quem se respeita, salvos os casos de mau carácter, que os há em todo o lado.

Deixe a subespecialização, por enquanto. Aguente-se. Diferencie-se quando puder, evidentemente, que um homem tem de tentar ser feliz e encontrar a sua paz, depois de passar o seu quinhão de passas do algarve. Mas aceite os meus parabéns pela sua escolha de agora.
Bem vindo a bordo. Força e felicidades.

Tenho de fazer a ronda pelos blogues de jovens médicos que por aqui andam, tenho-me desleixado e perdido com isso.

View blog authority