blog caliente.

24.6.05

Antes de fim de semana ...

Acabei de ler um dos textos mais complexos de que tenho memória ter sido publicado neste blog. É um daqueles que lemos na percepção difusa de que quem escreveu estava a pensar alto.

Às vezes escreve-se assim. Não resultam discursos com princípio, meio e fim, mas pedaços e retalhos de um pensamento que vagueia, inteiramente livre.

Ontem revi em casa um filme que me marcou muito novo e que, aliás, incluí nas respostas ao questionário fílmico que por aí andou. Não, não foi o Yentl. Foi o "les uns et les autres". E devo dizer que, vinte e poucos anos depois, continua um filme excepcional.

Como recordarão os restantes velhotes deste blog, bem como os cotas em geral que calha virem lê-lo, esse filme conta-nos a história da vida de uma série de personagens que viveram a IIª Grande Guerra, prosseguindo, nalguns casos, para a história da vida dos seus filhos. Tem um pouco de tudo e termina com um longo bailado, ao som do "Bolero" de Ravel.

Ainda hoje esse final é extraordinário. Não damos pelo tempo a passar, entre o feitiço daquela música e o encanto daquele bailado de um só homem. Vamos vendo, numa cena que dura muitos minutos mas que nunca nos lembramos de cronometrar, boa parte das personagens - ou seus descendentes - que assistem, como nós próprios assistimos, ao espectáculo. Olhamos para cada uma delas e sabemos quem elas são, pelo que passaram e como ali chegaram. E assim ficamos, essencialmente a ver e a pensar, durante muito tempo. Para além mesmo dos créditos finais.

E para que este blog não entre de fim de semana em tom demasiado reflexivo-melancólico, termino com isto: Eu vou descansar dois dias numa pousada ali ao sul, que já ninguém me atura. E como levo mulher e filhos, nem sossegado lá fico. Porque lá me não deixam ficar.

View blog authority