blog caliente.

23.1.05

Mais pólvora seca (e fria)

Seja como for, parece que vai arrefecer, ainda mais do que "já bastava assim", em Trás-os-Montes.
Isto pode ser grave. O frio conserva os corpos, enrijece-os, dizem. Mas isso é, sobretudo, depois de mortos.
Em vida, o frio tem o péssimo hábito de fazer os corpos aglomerar-se em lugares quentes e fechados, onde os miasmas (palavra antiga, em desuso, mas que existe) que nos brotam da inevitável respiração individual se entretêm a cirandar entre colectivos brônquios.

Os velhos têm os brônquios como têm o resto do corpo: fragilizados pelos tratados da União Europeia. E, mesmo, pelo tempo.

Quando um velho adoece, adoece gravemente. Uma doença aguda pequenina, uma gripe, um catarro que seja, implica-lhe com o coração, com os rins, com a cabeça. Implica(-lhe) com o corpo todo.
Eu sei que um médico não fala assim, nem os senhores aqui vêm, os que vêm, para ouvir falar um médico. Não sou bastonário de causa nenhuma.
Eu não falo como médico. Falo como falo sempre, como homem, heterossexual, quarenta e quatro anos, sportinguista, relativamente esbelto, casado, com pais, mulher e filhos, todos vivos. Amigos é que já nem todos.
Eu não uso bata como quem usa sotaina, uso bata por limpeza e por respeito, como outros que vestem fato-macaco ou usam paramentos, suponho que para se não sujarem, nem sujarem os outros. Os dos paramentos, realmente, nunca sei.

Vem aí o frio, dizem. Mesmo sem ele ter vindo, ainda, na sua pujança toda de icebergue gasoso, os corredores da urgência do meu hospital têm estado apinhados de velhos, deitados em macas, transportados por serviços úteis e solícitos (INEM, VMER, etc), que esgotam a sua utilidade e a sua solicitude no transporte e na deposição da vítima. Das variadas vítimas que transportam.

Eu tinha avisado: este blogue é sedimentar, umas coisas por cima das outras. É como uma urgência em tempo de frio, os doentes quase uns por cima dos outros, outros tantos à espera de colocação. De depósito.
As estruturas sedimentares são assim: até os novos sedimentos têm direito a um tempo de espera.

Eu podia falar aqui, agora, já de doido, na Caixa Geral de Depósitos.
Mas estou a falar a sério. Pode não parecer, mas estou.
Vai parecer mais sério a seguir.

View blog authority