blog caliente.

29.11.04

Causa deles

Mário Soares sobrestima os portugueses ao julgá-los capazes de motins - ou de alguma coisa um grau abaixo de um motim - com vista à rejeição de um governo mau. A participação cívica e política no PREC foi fruto da embriaguez e o caso de Timor foi uma excepção que, pelo lado positivo, consistiu numa colectiva e orgulhosa empatia e, pelo lado negativo, num vaidoso show-off para o resto do mundo. Seja como for, resultou. E eu também me vesti de branco, note-se. E Salazar, lembremo-nos, manteve-se incólume no poder durante quatro décadas.

Os portugueses só se queixam em pequenos grupos ou colectividades e apenas quando lhe mexem directamente no bolso. Não dimensionam o mundo em planos estratégicos, não acolhem ciências políticas. E depois há a rotina, a rotina dos dias que mói o pensamento, que o come tanto que quando se vai para pensar já se está exausto e já alguém antes teve tempo de pensar melhor. Ou pelo menos assim parece, que o sentido crítico já se foi.

Não tenhamos ilusões. Nunca veremos uma manifestação espontânea às portas de Belém, por mais erráticos que continuem a ser os governantes. Só as organizadas pelas colectividades, em que o prato forte já vem preparado: é só comer e gritar as palavras de ordem. Ou se adere ou não se adere - à causa.

Aguardemos.

View blog authority