blog caliente.

26.7.04

Saco roto...

   Há uns tempos atrás, sem o calor apertar, tive uma calma "discussão" com um colega de trabalho por causa da profissionalização, ou não, dos bombeiros. Na altura ele defendia-a com "unhas e dentes" dizendo-me que os Bombeiros Profissionais estavam melhor equipados. Poderá ter razão nesse aspecto, mas também não deixa de ser verdade que na minha região são, regra geral, os Bombeiros Voluntários os que nos valem nas situações de incêndio em florestas.
   Confirmou-se no ano passado, nos graves incêndios que tivemos, que os Bombeiros, pese embora a escassez de recursos que tinham, foram verdadeiros heróis por este país fora. Arriscaram as suas vidas defendendo terras e pessoas das chamas, que me assustaram só de as ver na televisão.
   Mas os episódios do ano passado parece que não serviram de exemplo a quem nos governava. O governo da altura lamentou o sucedido, mas nada fez para que este ano o panorama fosse diferente. Ouvi um “senhor” do governo anterior, engravatado, de cujo nome não me recordo (nem quero!), dizer que este ano os Bombeiros tinham mais meios para o combate aos incêndios. Que o combate às chamas seria eficaz e com meios mais que suficientes para não se passarem situações idênticas às verificadas em Agosto do ano passado. Ouvi eu e muitos de vocês. Em todos os meios de comunicação social.
   Puro engano!
   Este ano, e em Julho, o panorama já começou a ser aterrador. Os meios continuam a ser escassos, mas o senhor engravatado já não faz parte do governo. Saiu e as responsabilidades do que se poderá passar este ano, vão, uma vez mais, cair em saco roto!
   Pobres Bombeiros! O meu muito obrigado a todos eles. Todos!
   Para os senhores engravatados, que nos dizem estas mentiras, só algumas palavrinhas… mentiroso era o Pinóquio e nem ele conseguia mentir tanto! Tenham vergonha!

View blog authority