blog caliente.

27.5.04

Dilemas ...

Ontem à noite os meus filhos foram para a varanda festejar a vitória do FCP. Eu ainda estava no escritório mas ouvi a algazarra que ia pelas ruas. Fiquei contente com esta vitória, claro, mas falta-me, nesta matéria, alguma da sensibilidade que provoca estas manifestações. Talvez porque não aprecio particularmente o futebol como desporto, e "desaprecio" completamente as paixões clubísticas.

Não é fácil. Ainda me lembro de vir para Lisboa e de, no conjunto de amizades que fui granjeando, ter quase a obrigação de definir a que clube "pertencia". A resposta "nenhum" não era satisfatória, e aprendi depressa um meio de "despachar" tais interrogatórios: dizendo que era da Académica, o que o pessoal daqui acabava por respeitar, até porque eu tinha estudado em Coimbra. Talvez até achassem que já era mais "normal" eu não ligar ao futebol, porque a Académica realmente ia somando desgraças.

É claro que se me perguntassem na altura nomes de jogadores, do treinador ou sequer em que divisão é que a Académica jogava eu não saberia responder. Em cinco anos de curso nunca assisti a um jogo. Aliás, na minha vida inteira acho que assisti a um jogo de futebol. Foi entre o Académico de Viseu e outra equipa qualquer (3ª divisão, zona centro, acho eu) e fui lá levado pelo Pai de um amigo meu.

Enfim ... mas os "dilemas" a que me refiro no título não têm que ver comigo. Têm que ver com um rebento meu que anda a ser assediado por:
a) Um Tio que é sócio do Benfica, tem lugar cativo na Luz, assiste aos jogos todos do SLB nesse estádio e que já ofereceu ao rapaz um boné e, recentemente, uma camisola do Benfica; Não aceita outra resposta do rapaz que não seja a de que é também benfiquista;
b) Um primo que é chalado pelo Sporting, não pertence à Juve Leo mas anda lá quase, vai a todos os jogos do Sporting (em casa e fora) e que massacra o miúdo para ser sportinguista;
c) Um primo que ele vê menos - e que é o menos assediante de todos - que é feroz adepto do FCP.
d) Ao que sei, tem colegas do SLB e do SCP (do FCP acho que não), o que também não deve simpplificar as coisas.

Ele bem se virava para mim buscando conselho. Até porque era fácil responder a esse pessoal todo "Sou do ..., como o meu Pai". Era a solução ideal.

Mas, coitado dele, eu não o posso ajudar. E a minha "neutralidade" é conhecida na família, por isso não adianta ele dizer que é da Académica. E com os colegas também não, arriscava-se a ser gozado.

A verdade é que o prefiro assim. Ele gosta (muito) quer do Tio, quer dos primos. Talvez assim perceba que os benfiquistas não são más pessoas, os sportinguistas não são más pessoas, os portistas não são más pessoas.

Dirão: mas só um anormal pensaria isso!

Pois ... mas quem ouviu o fórum TSF como eu ouvi hoje, e ouviu os "mimos" que alguns e algumas portistas mandaram (sobretudo) aos benfiquistas, ficaria a pensar que os portistas são más pessoas. Ou isso, ou eles e elas tinham razão, e então a verdade é que os benfiquistas devem ser todos uns reles invejosos (e hipócritas, porque os "mimos" eram especialmente dirigidos aos benfiquistas que foram ao fórum dizer que vibraram com a vitória do Porto).

Note-se que não estou a criticar os portistas. Tenho a certeza absoluta que as "bocas" que ouvi também seriam ditas por qualquer dos adeptos de outro dos "grandes", caso estes ganhassem qualquer coisa. E dirão, quando eles ganharem.

É a lógica irracional que está implantada. E, quanto a isso, não há nada a fazer.

Se o meu filho conseguir passar incólume pelo seu dilema, até nem me importo que ele acabe por ter especial simpatia por um clube qualquer. Espero é que consiga manter sempre um certo distanciamento desse fenómeno. Ele que goste do "seu" clube. Mas que não despreze os outros. Nem os miúdos dos outros que se calhar cresceram a ouvir o Pai (e a Mãe, que este fenómeno não tem sexo) a gritar no estádio que o presidente do clube adversário é um FDP.

View blog authority