blog caliente.

22.3.04

Há fome em Portugal

Hoje estou com vontade de escrever aqui. Este blogue pacifica-me. Contudo, não tenho tema; não sou suficientemente organizada para ser pioneira a discutir os assuntos das notícias mais frescas do dia. Sei, por exemplo, que o Público fala hoje sobre a fome em Portugal. Li, noutros blogues, o que se falou sobre o assunto e, ao mesmo tempo que não me admirou a instrumentalização político-ideológica do tema que trespassa a blogosfera politizada que entretanto li, confesso aqui uma coisa. Sinto um bom bocado de cansaço relativamente à falta de tolerância ao erro. Eu prefiro não errar e prefiro que ninguém erre. Não quero é que isso - o erro dos outros - me sirva de mote para nada. O Aviz fala nisto há muito tempo e eu acho que o entendi mal durante algum tempo. É que isto é como uma fatalidade, porque não depende da nossa vontade: os erros dos outros existem e hão-de continuar a existir sem qualquer limitação imposta pelos frémitos decompositores, dissecantes ou críticos que possamos ter a respeito. Por mais que nos irritem. Por mais que nos desviem das linhas de conduta que pré-definimos para os outros. E a verdade, ainda mais fatal, é que só são erros porque somos nós que os qualificamos assim. Verdade essa que não chega a ser quase nada como legitimação e que, assim que tomada a consciência dos vãos efeitos da intolerância, nos envergonha.

Conforme se percebe, por esta altura já não estou a falar da fome em Portugal nem dos blogues que discutiram as suas causas. Isso sim, discute-se. Mas resolva-se, por favor.

View blog authority