blog caliente.

22.3.04

Humilhações

Podia dizer isto só por me dar jeito, mas é verdade: ontem, só vi a segunda parte do jogo do Sporting. Tinha amigos em casa, calhou em cima da hora do jantar, os amigos são mais importantes, de modo que não vi a primeira parte.
Mas vi o resumo, ouvi comentários, vi a segunda parte até ao quarto golo, depois não aguentei mais e não havia motivo para sofrer o resto. Mais importante que isso, já sou sportinguista há muitos anos. E aprendi que, de vez em quando, nos acontecem coisas destas, desoladoras, tristes. E que depois passa.

Hoje ouvi falar, muitas vezes, em humilhações. Li a palavra em vários sitios. Não concordo. E vou tentar explicar porquê.

Este ano, o Sporting não tem deslumbrado. Lá ia indo, cedo se tendo percebido (desde os turcos e da eliminação da Taça de Portugal) que ia ser uma época sem glória. Isso nunca me arrefeceu sportinguismos, a glória é um calor que se busca mas que raramente nos aquece, temos quase sempre de ir buscar temperaturas amenas dentro de nós. É assim.
Por outro lado, já na primeira volta, em Alvalade, eu tinha ficado com excelente impressão do Rio Ave. Embora equipados de lilás, iam ganhando o jogo e jogaram tanto como nós. Ficou-me isso na ideia.
Ontem, os meus receios cumpriram-se, embora com excessiva expressão. Um jogo de futebol é feito de sortes, também. Já ganhámos muitos assim, com sorte, é seguro que derrotas assim também as há. O jogo correu bem aos vilacondenses, que fizeram por isso, diga-se.
Perdemos por 4-0, fiquei triste, mas não humilhado. O Rio Ave jogou melhor, ainda por cima saiu-lhes tudo bem. Ganhou merecidamente, mas não acredito que quisesse, sequer, que alguém extraísse humilhações alheias da sua vitória inquestionável.
Não, o Rio Ave não humilhou o Sporting. Apenas nos venceu, sem mácula. E se o Rio Ave, que nos venceu muito bem, nos não humilhou, muito menos o fará quem nos atribui humilhações em parangonas panfletárias de verbo vendável. Se o Rio Ave, que nos remeteu a uma tristeza quase muda, continuar a respeitar-nos... o resto será pequena história. Aliás, a bem da verdade, o Rio Ave já nos tem fornecido dissabores variados, ao longo dos anos.

Parabéns ao Rio Ave, que os merece. E viva o Sporting, evidentemente. Sempre.

View blog authority