blog caliente.

12.2.04

Não fumarás

A novidade do dia é a de que Durão Barroso tem um sonho: um dia desses, será proibido fumar no local de trabalho. O que o Durão Barroso não sabe é que, com isso, estará a precipitar centenas de milhares (para não dizer milhões) de portugueses para a delinquência. Eu, por exemplo, já me imagino uma futura fora-da-lei, fumando às escondidas, premeditando mentalmente o delito que praticarei, escondida e atenta aos delatores, nos WC do local de trabalho. Durão Barroso quer tirar-me o prazer de fumar ostensivamente, perante anti-fumadores e/ou pró-tabagistas, suscitando discussões, polémicas, posições extremadas ou simples indiferenças. Durão Barroso pretende que os portugueses se unam num esotérico consenso nacional contra os malefícios do tabaco e que, definitivamente, morra toda a polémica, a discussão, a capacidade crítica. Eu, como sou muitas vezes acusada de ser constantemente do contra, espero ter a lucidez suficiente para reunir todas os meus recursos antitéticos, de forma a que só deixe de fumar quando eu decidir assim. Até lá, serei, provavelmente a curto prazo, tida como uma delinquo-dependente, merecedora da pena alheia dos iluminados conhecedores do segredo da felicidade terrena. É sabido, além do mais, que a natureza humana tende, de forma vertiginosa, a entregar-se aos prazeres proibidos; proibir o fumo do tabaco será, assim, um convite ao crime e ao pecado. Se eu, um dia desses, quando Durão Barroso cumprir o seu desígnio onírico, for apanhada em flagrante delito, pensem nisto e ajuízem, moderadamente, sobre a minha...imputabilidade.

View blog authority