blog caliente.

12.1.04

Até Narciso se via ao espelho ...

... embora só nele visse a sua própria beleza e por ela se apaixonasse. Mas o besugo não tem espelhos. O que aliás se compreende, sendo ele um peixe.

Passo a explicar: o besugo, peixe de eloquente prosa, deu-nos uma aula de condução na estrada de Santa Marta. E vituperou com veemência alguns comportamentos de outros condutores da dita:

Exemplos:

a) - "Mas não dá: a senhora que sucede ao camião do LIDL parece fascinada pelo pára-lamas do excelente e grande camião."

b) - "... nem sequer vou falar na apetência quase magnética que cada elemento destes cortejos de tristes seres rolantes sente pelo indivíduo da frente. Apetência alarve que os faz seguir assim, coladinhos, numa triste carneiragem de empata-fodas."

Vagamente machista e fortemente ordinário, este peixe ... mas até aqui tudo bem, ele está a falar de outros e de comportamentos de outros de um modo que eu partilho. Chamar-lhes-ia "empata-bichas", mas isso é um pormenor e poderia ser interpretado à conta da minha homofobia primária (de que padeço, aliás).

Mas ... a verdade é que o besugo também escreveu isto:

"Hoje, por exemplo, ali pela curva de Banduge, percebi que ia ser um desses dias. Colado à traseira dum camião que transportava toros de madeira, percebi tudo."

...


...


...

não sei se perceberam ...


PS - Este belogue começou o ano com "A Internacional". Ainda procurei o "Lá vamos cantando e rindo" para contrabalançar, mas não encontrei. Em todo o caso, para instrumento-base de ideologias genocidas não serve, e o "Mein Kampf" não foi musicado.

PS2 - Um facho que eu conheço foi passar uma semana a Cuba (falo da ilha, não da vila alentejana) e gostou imenso. Tenho que experimentar. Parece que lá, pelo menos, têm o sentido da autoridade, não é a sem-vergonhice em que vamos vivendo.

PS3 - O Sampaio voltou a acusar o toque e lá veio com mais uma declaração ao País. Parece aqueles tipos que estão sempre a dizer "agarrem-me senão eu faço uma desgraça" e que ninguém leva a sério. Coitado ... espero que termine o mandato sem mais cenas tristes como esta.

PS4 - E agora que já cá vim este ano, aliás mortificadíssimo, já alfinetei devidamente o besugo e já mandei umas bocas reaccionárias, faço votos de que este belogue se torne uma referência no espaço luso-ibero-americano e, porque não, em todo o mundo lusófono e nas diversas comunidades que falam espanhol. Por mim, tentei hoje (cfr. PS2) uma operação de charme junto da comunidade cubana de Miami, onde temos muitos e fieis leitores. Alguns deles, segundo sei, até se chamam Alonso.

View blog authority