blog caliente.

11.10.03

Zurzir o sábado

Costumo almoçar, ao sábado, com a RTP2. O debate é multipartidário e os parlamentares convocados têm, geralmente, interesse. Sobretudo para mim, que me movo em patamares menos ilustrados, estes momentos de “política para o povo” são estimulantes. À chacun son chapeau.
Hoje estavam lá quatro deputados. Um deles era o Jorge Lacão, que trucidou a concorrência. Mas hoje era fácil, do ponto de vista intelectual, destroçar as hostes da coligação governamental. O tema eram as demissões dos ministros Lynce e Cruz. Quem tem Vitorino (como o PS tem) para acenar, nem sequer tem cólicas com debates destes. E demolir o Barroso, esse planalto agreste, é empresa mais árdua que zurzir Durões.

Eu achei genuinamente piada ao moço do PP que lá estava. Sabem o Vítor Hugo, o actual seleccionador nacional de hóquei? Esse mesmo. Se não se desse o facto de o Vítor Hugo ter alma nos olhos (bem maiores e límpidos) e um bocadito mais de banha (mas é mais velho, também, caramba!) seriam semelhantes. O corte de cabelo é igual. Aliás, há outro rapaz do PP que também usa o mesmo corte que o de hoje, mas é mais temperado e reflexivo. Que o de hoje, um Mel(l)o, estava desaustinado.
O que queria o de hoje? Zaragata. Levou no “beto” lombo, à vista de quem quis. Talhados para levar no lombo, estes moçoilos gugu-dadá-repimpampum.

Eu resumo a história de hoje. E resumo, ao mesmo tempo, a história recente deste PP (que não a do CDS, obviamente, essa é mais suculenta e respeitável). A história do PP-CCPAD* (Coliguem-se Comigo Pelo Amor de Deus). Querem?
OK. Eu resumo. Vai em itálico, que é uma adaptação de fábula anedótica.

Um rato e um elefante caminham pela estrada de terra batida. O rato chama-se PP e o elefante atende por PSD (claro que há animais maiores e mais importantes que o elefante, lembrem-se do Leão! Ai é relativo? Tá bem então).
O rato disse, olhando para trás, esganiçando-se, periclitante, nos seus sapatinhos de salto alto: “Caramba, pá! A poeira que a gente levanta ao caminhar!”.


O aforismo é velho, mas o rapaz é novo. Tem a desculpa da mocidade. Os papás e os amigos devem achá-lo o máximo, até porque amua. O tipo do PSD, mais maduro e sabendo que, POLITICAMENTE, não se defende o indefensável, é que se demarcou do rapazinho. Na pinta. Mas isso eu não sei explicar, porque... como é que eu disse? Ah! Eu movo-me em patamares menos ilustrados.



* Nota importante: não confundir com CCPAD, Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, que é uma agremiação respeitável e não é para aqui chamada.

View blog authority