blog caliente.

22.10.03

Vernaculidades escatológicas e escutas

Antes de mais, informo que não vou malhar no besugo. Ele discordou de mim quando eu escrevi que o PS se tinha amarrado ao processo da Casa Pia, e eu, discordei dele. Estamos esclarecidos, portanto.

Em todo o caso, devo dizer que esperava muita coisa (o que escrevi, basicamente), mas não esperava esta revelação das escutas (continuava optimista dentro do meu pessimismo).

Claro que nunca se saberá quem as "soprou" para a comunicação social. Os defensores da cabala política dirão que foi a maioria, ou esbirros a seu soldo. Por mim, acredito que não foi. E acredito que foi de dentro do poder judicial (muito poder e pouco judicial, na minha modesta opinião) que tal "sopro" veio.

Mas tudo isto são apenas conjecturas e, por isso, vou ao que interessa. O Ferro diz "merda" e usa o verbo "cagar" nas suas conversas telefónicas. Isto, quando não diz "gajos".

Eu quero dizer o seguinte: digo inúmeras vezes "merda" e "merdas", uso amiúde o verbo "cagar" e devem ser milhares as vezes que digo "gajos" por dia. Em conversas privadas, que no exercício profissional uso expressões diferentes: Substituo "merda", na frase "isto é uma merda" por "situação (ou objecto) inteiramente desadequada, ineficiente e injusta que deve ser reparada ou, se a reparação não fôr possível, revogada e substituída". Substituo "merdas", na frase ".... são uns merdas", por "incompetentes" ou outro epíteto do género. Substituo a expressão "estou-me a cagar" por "é para mim irrelevante". E substituo a palavra "gajos" por "indivíduos" ou "pessoas".

Assim, não vou atirar pedras ao Ferro pelas expressões que usou nas conversas particulares que teve (as que atiro têm que ver com a insensatez que lhe aponto nas declarações e atitudes públicas dele e do partido que chefia ... nas quais não foram usadas, que eu saiba, tais expressões).

Mais, desconfio bem que quem deu o teor das escutas à comunicação social deve dizer pior. No mínimo, quando tomou a decisão de fazer isto, deve ter dito aos seus correligionários, amigos, mulher (caso tenha) e afins "eu quero que o segredo de justiça se f***".

É claro que quem fez isto não foi escutado.

View blog authority