blog caliente.

20.10.03

Mancebos

Comemorações do Dia da Defesa Nacional antecipadas pela polémica.
Em todo o país, foram convocados três mil jovens para o Dia da Defesa Nacional que decorrerá em Lisboa e Lamego. Os jovens de 18 anos são na próxima segunda-feira obrigados a comparecer pela primeira vez às comemorações do dia, em que o Governo quer "divulgar o papel das Forças Armadas", a um ano do fim do Serviço Militar Obrigatório. Paulo Portas, criticado pela oposição, estará ausente do início das comemorações.”


Não me surpreende. Estou mesmo a vê-lo, naquele seu jeitinho sempre varonil e altaneiro, sob pelagem cada vez mais rala, a congeminar a ideia: “Vinde a mim, mancebos! Em boa ordem, filhos da Nação! E se não vierdes, coimo-vos!”.
Os primeiros cem mancebos lá foram, que não se imagina ninguém a desejar ser coimado pelo ministro da defesa...
Houve um jovem, contudo, que se derramou em louvaminhas à iniciativa. Pertencia, contudo, à juventude popular, o que empobrece a minha ideia inicial de poder tratar-se dum imbecil qualquer. Qualquer, já não é. De facto.
Cresce em mim, por outro lado, a impressão de o exultante jovem poder ser uma sevandija.
Engano-me, seguramente, era o que faltava.

View blog authority