blog caliente.

22.10.03

Esguichos de besugo (2)

Se eu mandasse:

1 – Proibia, imediatamente, qualquer escuta telefónica. Não havia. Pura e simplesmente. Sem excepções. As excepções são fontes de excepçõezinhas, que são o melhor caldo de cultura para uma sepsis fatal a qualquer princípio. Podia-se escutar atrás das portas, por exemplo, e espiolhar a vida dos outros de binóculos e assim, para sossegar espíritos mais dados à cusquice. Mas também se podia ir às ventas aos tarados, se fossem encontrados a cuscar. Punição aplicada pelo ofendido, preferencialmente à chapada. Mas também podia ser com um taco de baseball.
2 – Quem se atrevesse a utilizar o argumento “mas as escutas são muito importantes porque assim se apanham mais facilmente os criminosos, que são os agentes do mal sobre a Terra, emissários do demo e inimigos da paz e da harmonia...” seria deportado para outro país, à escolha, mas que fosse longe e que permitisse abundantes escutas ao deportado. Porque apanhar criminosos não deve ser fácil à custa da privacidade de ninguém. É um princípio absoluto. A relatividade não se aplica a princípios. Ou não deve.
3 – Se algum energúmeno se atravessasse a dizer que “dizes isso, besugo, mas se fosse para apanhar o teu criminoso, o que te fizesse mal, ou a um filho teu, tu mudavas esse discurso!” seria imediatamente empalado por ausência de senso comum. Evidentemente que eu tenho todo o direito, uma vez individualmente lesado, de ter um ataque de primarismo e desatar a exigir escutas, barafustar, querer rapidez, esquartejamentos e essas coisas, mas sobretudo escutas! Muitas escutas! Escutar Portugal inteiro!
Nessa altura, poderiam acenar-me com o texto acima e dizer-me: “besugo, não são permitidas, OK?”. É que eu sei muito bem o que estou a dizer. Um revoltado não se constitui excepção de nenhum princípio. Isso mesmo: ninguém disse que manter um princípio não pode ser revoltante, fazer sofrer as pessoas, angustiá-las. Pode, claro. Há, até, quem tenha morrido por princípios, segundo consta.

Pronto. Para já era isto.
A resposta à Lolita segue depois de me servir dum Cutty Sark.

View blog authority