blog caliente.

10.9.03

Aproxima-se mais um ano lectivo e como todos os anos, este promete ser algo atribulado. As aulas vão começar e em algumas escolas há problemas que continuam sem resolução. Um destes problemas afecta uma escola pequena onde, de há seis anos até à data, são pedidas obras de restauro ou mesmo a colocação de um novo piso no pavilhão desportivo.
Perguntar-me-á quem agora lê isto: mas afinal que tem de mal o piso do pavilhão desportivo? Eu respondo: coisas sem importância no entender dos responsáveis pelas diversas vistorias efectuadas ao mesmo. E as coisas sem importância são somente pregos à superfície e que sobem quando se caminha pelas tábuas do pavilhão, tábuas desniveladas desde que foi efectuada a obra e buracos que vão aparecendo devido a pedaços de madeira que saltam durante as aulas.
Acreditam no que vos digo? Bom, para que vejam que o que digo é verdade decidi colocar aqui algumas fotografias... sim, fotografias das coisas sem importância segundo os entendidos.


Ofícios, fotografias e filmagens... Tudo foi enviado como fundamentação pelos Conselhos Directivos, na altura deles, e pelos Conselhos Executivos, actualmente, para a Direcção Regional de Educação bem como a informação de que enquanto não fossem efectuadas as respectivas obras não seriam leccionadas aulas de Educação Física lá dentro. A resposta foi sempre a mesma, chegando inclusive a ser dito, pelos que se intitulavam entendidos na matéria, que os professores de Educação Física é que não queriam trabalhar. Mas nada de mais errado poderia ser dito. Para que saiba quem me lê, durante estes períodos em que não se utilizou o pavilhão desportivo as aulas continuaram a ser dadas no espaço exterior, por vezes com ligeiros chuviscos, e quando a chuva era demasiada lá estavam os alunos fechados dentro de quatro paredes e algumas janelas (com alguns baldes à mistura para apanhar as pingas da chuva...) a "aturar" o professor de Educação Física que desbobinava matéria. Matéria essa que mais facilmente é transmitida e assimilada pelos alunos nas aulas práticas.
De cada exposição efectuada para a Direcção Regional de Educação vinha quase sempre a mesma resposta: o pavilhão desportivo está em boas condições para a prática de actividades físicas pelo que os docentes podem começar a leccionar dentro do mesmo. O que é certo é que por muito cuidado que se tenha, e por muitas chamadas de atenção aos alunos, todos os anos acontece a mesma coisa: alunos que se aleijavam devido a estes perigos no piso ou que danificam seriamente o seu equipamento.
Mas o pesadelo está com os meses contados (esperemos que não sejam mais anos...). Finalmente foi dada razão aos pedidos da escola e o piso novo vai ser colocado durante este ano lectivo.
Seis anos passaram... seis longos anos! Anos de grande perigo para os alunos e de permanente sobressalto para os docentes que trabalharam neste pavilhão.

View blog authority