blog caliente.

18.11.07

A coisa fria da malta de Leiria e o problema da culpa

A verdade é que dava muito jeito que o Figo, o Rui Costa, o Costinha e o Pauleta tivessem conseguido ficar durante mais dois lustros com menos de trinta anos de maneira a poderem manter-se na selecção. Pois é. Mas que aconteceu? Não se tratou disso, não há organização, "isto só em Portugal, pá!". Fazia-se um requerimento ao Altíssimo, ou assim, custava alguma coisa? Mas não, em Portugal já se sabe como é, não se trata de nada, as pessoas não querem é trabalhar, além disso a culpa é do Scolari, porque deu um sopapo no Dragutinovic e porque não convocava o Quaresma e outras coisas que agora não me lembro, e depois dá nisto, e "é por isso que Portugal não vai para a frente!", como dizem os inúmeros amargurados que anseiam um país buéda cinético.

Por outro lado, também ajudava que o Ricardo Carvalho, o Petit, o Deco e o Jorge Andrade estivessem em forma, em lugar de estarem no estaleiro. Isto só em Portugal, pá! Quer-se dizer, temos aí jogos decisivos para que "Portugal vá pá frente" - como seria do agrado dos sonhadores dum "Portugal tipo Jangada a Motor" - e estes tipos encontram-se, digamos, lesionados! Isto é alguma coisa? Isto só cá! Num país a sério este tipo de lesões cura-se fazendo os gajos passarem por uma máquina especial que há nos países a sério. Mas cá não há essa máquina, gastam o dinheiro mal gasto e é o que se vê, isto só em Portugal, não haver essa máquina!, que incompetência!, aqui ao lado na Espanha parece que têm meia dúzia delas! E a culpa de quem é? Pois, é dos gajos que não querem trabalhar e do Scolari, porque deu um sopapo no Dragutinovic, não convocava o Quaresma, nem o Baía, nem o Hugo Almeida, e outras coisas que agora não me lembro, e "é por isso que o país não vai pá frente!", como se lamuriam os adeptos dum Portugal dotado de propulsores na rectaguarda, seja lá isso da rectaguarda onde for, assim numa perspectiva colectiva.

E se o Caneira não estivesse fora de forma? E se o Bruno Alves e o Meira se complementassem melhor, em lugar de parecerem, de longe, separados à nascença? E se o Veloso e o Maniche não estivessem duma lentidão impressionante, o Maniche porque já correu muito na vida dele e o Veloso porque é geneticamente dotado dum poder de arranque digno duma carroça carregada de abóboras e puxada por uma doninha? E se o Simão fizesse mais alguma coisa do que deambular pelo campo, naquele seu estilo corridinho, com o cu para trás, parece sempre que corre assentadinho e, além disso, em lugar de fazer de número "ah, eu agora vou mas é ali para a ponta perder mais uma bola", fizesse de número 10, que foi o que lhe pediram para fazer? E se o Quaresma fosse um bocadinho menos amuado e fosse também mais versátil e inteligente, e desistisse de fazer as vinte e quatro trivelas por jogo que alguém lhe enfiou na cabeçorra que tem de fazer, porque assim é que é buédabem? E se o Cristiano percebesse duma vez duas coisas: que nem pode fazer tudo sozinho, nem pode pensar que tem ali ao lado o Saha, o Giggs, o Rooney, o Carrick e o Scholes, porque não tem: tem quase só O'Sheas?
E se o Hugo Almeida fosse o Pauleta em lugar de ser um cepo que de vez em quando marca um golo? E se o Nuno Gomes tivesse outra vez vinte e cinco anos e não estivesse tão carregadinho de mazelas que se transformou num indivíduo em estado de perpétua recuperação? E se o Manuel Fernandes não fosse uma espécie de mistura do Djaló com o Varela, mas com mau feitio e com beiças maiores?
Claro, a culpa é de quem? Já se sabe! É dos gajos que não querem trabalhar, é dos funcionários públicos e de muita malta que aí anda!, é do Scolari, que não convocava o Quaresma e agora, está claro, convoca-o, o boi, mas ele não joga um corno, coitado do rapaz, ele tem sentimentos e está buéda magoado, de maneira que olha para a bola e pensa "ai é? pega lá uma trivela e se cá voltas levas mais! olha, vou mas é fazer seis fintas, aiiiiiii, tiraram-ma, ai o brinco, assim não brinco!", e porque não convocava o Baía, "el manitas de mantequilla del Camp Nou", e porque deu um pêro no Dragutinovic, e por outras coisas que agora não me lembro, e "é por isso que Portugal não vai pá frente", como bradam, encolhidinhos no seu casaquinho de "Tuga" (que coisa azeiteira, o "auto -Tuga"!), os que se deixariam sodomizar sem um uivo por uma horda de senegaleses se isso lhes garantisse que Portugal iniciaria, finalmente, a deriva marítima que o levaria a encalhar nos Estados Unidos, após o competente abalroamento das Berlengas, da Madeira, dos Açores - e doutros calhaus pelo caminho.

Não falo do Bosingwa. Grande José. Que, por sinal, também tem muita culpa, lá está: então não se vai lesionar agora, o incompetente? É por estas e por outras...

View blog authority