blog caliente.

24.8.06

Tempos e amores



Tardei a comprar um livro que devia ter comprado há mais de vinte anos. Sabia da Torre de Menagem, que ali estava há séculos, mas queria saber que a mandou construir D. Afonso IV de Portugal; sabia da fortificação da vila, em forma de estrela, mas não sabia que todos os dias vejo um dos seus torreões e um dos muros de pedra, agora coberto de hera, mesmo em frente da minha varanda.

Estadias recorrentes, onde se regressa sempre para tornar a saborear os dias de anos anteriores, tornam-se partes da nossa vida. Sem se dar por isso, passa-se a estimar esplanadas de café como se estima o cadeirão favorito onde respiramos fundo, em profundo gozo, com um livro na mão ou um olhar preguiçoso sobre telhados de casinhas em escada sobre o rio.

O livro ensina: o futuro tem o coração no passado. E hoje este blogue não periódico e desalinhado faz três anos do passado de quem nele escreve, o que constitui pretexto suficiente para interromper rotinas de férias e assinalar a data.

O blogame mucho, o blogue mais atentamente desatento a norte do rio Mondego, há-de continuar muito provavelmente como sempre foi, feito sem projectos, ao sabor dos humores, das perplexidades e das alegrias dos seus bloggers. Nunca teremos outra linha editorial que não seja a que deriva da observação empírica, desordenada, do que vemos e do que pressentimos. Do que temos e do que nos falta.
Cá continuaremos, espero eu.


Foto retirada daqui.

View blog authority