blog caliente.

26.5.06

Eu não sabia

Hoje vi tudo. E, bem ao contrário do que pensava, não melhorámos isto.
Não discuto tácticas. Não sou pago para isso e, bem vistas as coisas, nem sequer tenho habilitações (fiz a quarta classe e depois aprendi anatomia, logo directamente das letras para a carnificina) para discussões que se elevem da víscera. Ou do osso.

Portanto, não discutindo isso, não discuto nada.

Mantenho: Quaresma não tem culpa, é o jogador da selecção de sub-21 (curiosamente, a maior parte dos tipos têm 22 ou 23 anos, mas eu sei por que é assim, é apenas como curiosidade que refiro isto) mais talentoso. Mas não é muito evoluído da cabeça. Ainda. O trabalho a fazer com Quaresma tem de continuar a ser feito no Porto, que é o clube mais sério de Portugal. Tem de levar na cabeça, o ciganito, mas não se dá na cabeça dum cigano como se dá na cabeça dum "aldeano", sobretudo se se quer que o cigano melhore: eles, apertados, amuam ou agridem. É assim.

Tivemos mais um jogo em que nada saiu bem. Jogámos contra uma selecção de jogadores evoluídos, que são de equipas como o Estrela Vermelha, o Partizan, o CSKA de Moscovo. Ainda não dá. Só dá se correr bem, com miúdos da Académica, do Marítimo, do Boavista, etc. E com o Lourenço, esse exemplo acabado de como as escolas de formação mais produtivas conseguem, em correndo mal, produzir tipos suficientes para suplentes do Leiria.
E não correu nada bem.

Muito bem o Bruno Vale (excelente guarda-redes, talvez o melhor de Portugal, sobretudo em potencial). Muito bem Raul Meireles, sobretudo quando a sorte nos voltou as costas de vez. Muito bem Manuel Fernandes, que está "preso", ele que é o tipo de negrinho que, em se soltando, vai ser titular A em dois anos. Muito bem Moutinho, o puto pequenino, lutador e ainda com muito para aprender, de maneira a enchumaçar o talento (e isto é para definir: é 10? é 6? é que falta ali tempo e definição, cuidado, pode o Sporting - e a Selecção - estar a criar mais um polivalente que não se cumpre em nenhuma das valências). Muito bem, dentro do género (está desgostoso, o puto, se calhar ninguém lhe explicou nada, ainda) o Quaresma.

Quaresma é, sem dúvida, o jogador mais habilidoso da selecção de sub-21. Percebam isto: na selecção A nem isto seria. Mas não misturem mais Quaresma com estas coisas: Quaresma há-de ser, se souber e puder, um grande e constante e inteligente jogador.
Os ciganos novos têm garra, são espertos e, geralmente, bonitos. Mesmo a jogar a bola. Fazem asneira, muitas vezes, eu sei. Conseguem parecer burros. Não são.
Tem de se deixar crescer um ciganito, claro. É como com os "aldeanos". Tem de se deixar crescer o ciganito até ele estar suficientemente crescido para fazer menos tolices que coisas úteis e ganhadoras. Em dinâmica ganhadora, esta casta de individualistas - ainda que amuados - é quase imparável. Mas é só em dinâmica ganhadora, ao menos até a casta aprender a ser quase imparável, quase sempre.

Eu ainda não desisti, mesmo depois desta tarde. A França de Hugo que faça o seu melhor papel. E Scolari que vá lá, a Guimarães. Que vá ver, santificar e enfeitiçar a tarde, fazer sombra ao boçal que armou a equipa (eu não discuto isso, mas é um boçal que ainda não entendeu que sub-21 não é sub-18, nem que o Ivanildo devia ter jogado de início no lugar do Valente), de tal forma que os boches se sintam como se o Sérgio Conceição estivesse em campo, no ano 2000, na tarde minhota.

Nao sei se é possível. Agora estamos em tempo de bambúrrios, de "aos calhares". Mas vamos ver.
Eu pago para ver.

Agora uma coisa mais, apenas. Nada disto prova que Quaresma não deveria estar nos AA(*). Prova, apenas, que a vida pode ser difícil e, geralmente, infelizmente, inevitavelmente, é.

(*) Como também não prova que deveria. Eu acho que não deveria, mas achei antes. Nestas coisas "acha-se" antes, não é depois. "Achar depois" é coisa de indicadores panascas.

View blog authority