blog caliente.

19.11.05

Mais uma vela acesa

Cumpriu dezasseis anos, o meu filho mais velho. Teve, hoje, a festa da família que cá tem no Douro, avós, tios, primos e alguns amigos.
Vieram os meus Pais, também.

O meu Pai, que não me lê (não tem computador e eu não costumo falar-lhe destas lides simples de me verter aqui, nem ele me leria, às tantas, de qualquer maneira), numa discussão pacífica - até certa altura - sobre a política e os valores, afirmou que vai votar em Manuel Alegre. Eu nem sabia. E disse-lhe do que tenho pensado a esse respeito, para espanto e irritação de alguns Soaristas primários, que também os tenho na família e entre os amigos. Até Cavaquistas, o que me gera sempre desconfortos momentâneos de besugo, logo tratados com o "Alka Seltzer" do costume: "está bem, dá-vos para aí, isso não me tira o sono porque tenho outras coisas que mo tiram, quando calha, essa já não".
Cindir em dois o aniversário do meu filho mais velho, como se ele fosse pretexto para confronto de "quase iguais", não aceito. E, sem qualquer qualidade apreciável que me recomende para moderador, antes pelo contrário, calmei as hostes. Amigos são hostes comuns; a deixar de ser assim, então, quero outro mundo.

Mas o meu Pai, antes de se ir embora, pediu-me que "olha, já que escreves lá nisso que dizes, bota lá que o teu pai vai votar no Manuel Alegre, que até se lembra dele de Coimbra".

O meu pai não se licenciou. Mas andou lá, em Coimbra, na Escola Agrícola. E ouviu José Afonso, com encantamento. Comprou-lhe os discos todos, há meia dúzia de anos. E lembra-se, ainda, de ter ouvido Manuel Alegre dizer coisas. Até coisas que, depois, outros cantaram. É relativamente antigo, o meu bonito pai. Parece que gostou de o ouvir, eu nem sabia disso.

E, a bem da verdade, quando ouviu dizer aqui, em conversa rasa de circunstância, que Manuel Alegre "não passava de um homem de aparelho", como se estivéssemos a falar, por exemplo, de António José Seguro ou de José Sócrates, teve um "frenicoque". E, da completa e alta brancura dos seus setenta anos, pediu-me que dissesse, aqui, conforme disse lá dentro, na sala, que Manuel Alegre tem garantido mais um voto. E eu vim aqui deixá-lo, ao voto dele, sem outra pretensão que não seja cumprir pedido paterno, numa altura da vida em que um pedido paterno se reassume como ordem, como quando eu tinha dezasseis anos, a idade do meu filho mais velho, que é por onde esta babel de letras de hoje começou. E onde acaba já, que eu decidi não vos maçar muito mais, em conseguindo.

View blog authority