blog caliente.

27.11.05

Espera sentadinho para não te cansares (ou "wait on a little bench in order not to get tired")

Eu devia, antes de mais, inteirar-me do ranking actual da super-liga e em particular do Porto e do Sporting. Dava jeito saber, também, com quem joga o Porto amanhã. Que é amanhã, o jogo, isso eu sei muito bem.

Deduzo, da fanfarronice besugal, que na próxima semana a lagartagem se desloca ao Dragão. Eu compreendo que o besugo se esforce por espantar o temor reverencial, quase religioso, que sente qualquer lagarto ao antecipar jornada tão humilhante. Mas ele sabe que o destino é fatal e que se cumprirá, mais uma vez, a tradição. Ides levar tantos, mas tantos, ó besugo, que quando o Ricardo acordar no dia seguinte há-de sentir o desejo indomável de se exilar num aviário. Nós temos Quaresma, ó impertinente! Temos Lucho e temos... enfim, temos muitos! Ah! O Baía, pois! Sabes que o Baía, aos quinze anos, lia Cesar Pavese? Ah, pois é. Está tudo aqui.

Os binóculos, pois. Tinham gravado, a vermelho, o famoso acrónimo do gigante comunista, eu bem me lembro: CCCP. Tratava-se, enfim, de um souvenir que o besugo trouxe de Minsk quando lá esteve a trabalhar nas minas. Tem outros, nas prateleiras do escritório; uma virgem fosforescente, por exemplo, que mantém ao lado da fotografia do velho Cintra.

Diz ao Bento que se cuide. E que mude de gravata, embora não lhe adiante de muito. Quem nasce Paulo nunca chega a Vítor.

View blog authority