blog caliente.

15.11.05

Breves ...

... porque é tarde, estou cansado, acabei agora um prazo e vim aqui apenas para desanuviar.

1 - Será tempo, besugo, de fazeres aqui campanha pelo Alegre. Explicando que o dito pode recolher votos à direita e ao centro, não só à esquerda. Porque, seja pela sua personalidade, seja pelo tempo que leva de actividade política, pela coerência que se lhe reconhece, pela carga humanista - ainda que socialista, enfim - com que "olha" a sociedade, pode criar empatias com um eleitorado, mesmo que este nunca nele tenha votado. Já aqui me foi imputado tacticismo em eu ter dado - "a posteriori", mas pronto - o meu acordo ao apoio oficial deste blog a esse candidato. Confessando o meu anti-Soarismo, que aliás nunca escondi, acho que seria redutor definir a minha posição por aí. E acho que é redutor da tua parte definires-te, nestas eleições, como anti-cavaquista. Eu cá nem tenho nada a ver com isso, mas acho isto ...

2 - Se calhar porque não sou de alardear convicções íntimas, se calhar porque venho a este blog com pouco espírito para escritos que não tenham qualquer coisa de inerentemente irónico, ou mesmo sarcástico, nunca escrevi até hoje, aqui, nada sobre o Congresso Internacional da Nova Evangelização, iniciativa de 5 cardeais da Europa, entre os quais o nosso (além dos de Paris, Bruxelas, Viena e Budapeste). Realiza-se em sessões anuais, e este ano calhou ser em Lisboa. Participei em vários dos seus trabalhos de preparação, ao nível da paróquia lisboeta em que agora resido, e devo dizer que foi interessante fazê-lo. Não posso no entanto deixar de relatar aqui que estive na procissão que acompanhou a "visita" de N. Sra. de Fátima a esta terra, e que, como experiência, foi pouco menos que impressionante.

3 - Não maçarei os meus colegas - e demais leitores - com pormenores, mas recomendo ainda assim a leitura da oração de consagração de Lisboa a Nossa Senhora, que podem encontrar nesta página web:
http://www.patriarcado-lisboa.pt/documentacao/2005_Consagracao_Nossa_Senhora_ICNE.htm

4 - Uma recomendação, caso na verdade decidam ler esse texto até a fim: mesmo não sendo crentes, façam por um momento de conta que acreditam ou, pelo menos, tentem ler essa oração/dedicação entendendo que quem a escreveu - O patriarca de Lisboa - tem absoluta fé no que dela consta. Uma coisa vos digo: Como momento final da procissão, ouvir aquilo foi para mim o mais marcante. Mais ainda do que o meio milhão de participantes ou o facto de que toda essa gente passou as horas que o percurso durou ora cantando hinos a N. Sra., ora rezando. Foi, repito, este final que mais me tocou.

5 - Enfim, é em momentos como este - em que me apeteceu escrever estas coisas tão pouco comuns, ao menos em mim - que me alivia este blog não ter comentários. Se os meus colegas me chatearem a molécula por hoje aqui ter escrito sobre a minha fé, ao menos são eles, eu sei quem são, e sou capaz de lhes chatear a molécula a eles tanto (ou mais) do que eles a mim.

6 - Adiante ... vi que a lolita já levanta os olhos do molhe, e que eles vão até ao horizonte. É um progresso. Quanto ao besugo, e para além do que lá em cima deixei escrito, só tenho mais uma coisa a dizer: tu, de karts, és um teórico. Na prática, faltou-te escrever sobre aquela parte em que entras nas boxes a meio da corrida porque o kart "não anda" ... gostava de ler poesia tua sobre circunstâncias como essa: tipo "... a entrada das boxes é estreita e sinuosa como as curvas de uma ninfa, e faz-se com o quadril direito próximo da roda, enquanto a mão esquerda se levanta, numa saudação que é, ao mesmo tempo, uma despedida melancólica do frenesim que, atrás de nós, continua. e um aviso, a todos os que nos seguem, de que chegou a nossa vez de abandonar, ainda que com a sensação de ter cumprido um dever, a companhia dos outros, que obstinadamente continuarão a saga que ................"

7 - Antes de publicar fui ver se havia algum escrito acabado de chegar. Já vi que sim, e do que tratava. Tudo ponderado, publico o que escrevi, sem tirar nada.

Até à próxima!

View blog authority