blog caliente.

22.10.05

Sobre mundos

Recebi, tardiamente, o seu abraço. Mas recebi-o.

Tenho de me penitenciar por uma coisa: o malfadado título que dei ao meu desabafo pode tê-lo levado a pensar, de facto, que "a lolita não consegue compreender-nos, nem ao nosso mundo".
Nada mais falso.

A culpa foi minha e o título tem uma explicação: a lolita, que me conhece bem, tem uma procuração minha que lhe permite, perante determinadas (e, apenas, mentais, não se assustem, que não sou dado a abrir a gabardina) desnudações públicas, a que tendo a entregar-me com frequência variável, a lolita, dizia eu, tem procuração para passar ao "draft" alguns desses "strips" destemperados. Até eu pensar mais. Nem sempre até pensar melhor, só até pensar mais. Geralmente, até ao dia seguinte. Depois, ou eu próprio apago, ou eu mesmo publico. Não se trata aqui de censura: trata-se de um "dorme sobre o assunto, antes", que não só lhe não levo a mal como encorajo. E agradeço.

Não. Não me tomem por tonto, também. Isto aconteceu, quando muito, duas vezes. E ela tinha razão. Em ambas.

A lolita percebe-nos (e ao nosso mundo) muito bem. O problema é que nem toda a gente (nem mesmo nós, médicos, admita isso, vá lá, MEM) o entende, ao nosso mundo. Sabe porquê? Claro que sabe. É porque só há um mundo e, caramba, nós fazemos todos parte dele. Andamos é a tentar explicá-lo uns aos outros como se houvesse muitos mundos, cada um com o seu.
Não há muitos mundos, há só um. E é muito simples de entender e muito difícil de explicar, como a maior parte das coisas simples.

Acompanho a sua batalha contra o sensacionalismo e a desinformação. Penso que MEMAI significa isto, depurados os resíduos de alguma pomposidade (que já lhe apontaram, aliás) no nome do blogue. Estou correcto? Muito me admiraria que não estivesse, eu, que o leio há mais de dois anos e o aprecio tanto.

E, como me recordo de, há uns anos atrás, ter tido (em várias ocasiões) de enfrentar 3-câmaras-3 de televisão, empunhadas por tipos "aparentemente" mal lavados que estavam a pensar no jantar de mais logo, enquanto respondia a perguntas de fedelhos (o da RTP portou-se sempre bem e não era fedelho, nem é, salvaguardo este) que queriam saber coisas duma rixa de ciganos, quando eu lhes tinha pedido (até porque o ambiente estava tão tenso, lá fora, que quase se podia escutar o silêncio das balas que, horas antes, se tinham gasto) que se contivessem, como me recordo disto tudo como se ainda tivesse a carne viva, aplaudo-o.

De facto, nessa altura... Escute esta.
Tinha havido forte escaramuça, com mortos, estando um dos intervenientes na rixa depositado no Bloco, pela segunda vez. Complicações de quem leva tiros.
Eu sabia, como toda a gente sabia, que, lá fora, na espera raivosa e solidária do costume - isto não é depreciativo, é um facto que nos acontece a todos nas condições próprias, ser raivoso e solidário ao mesmo tempo -, familiares próximos do homem (era um puto, caramba, ainda por cima) que estava no Bloco e familiares próximos da "outra parte", se miravam, prometendo-se, mutuamente, mais sangue.
O homem da GNR que comandava tinha-me pedido comedimento na informação. Por isso, também por isso, antes de ligarem a aparelhagem, pedi-lhes, aos repórteres: "não me perguntem sobre quantos tiros levou, se pode morrer, sosseguem por agora, que temos aqui montado, à porta, um vintecincodabril agitanado ".

Pois sim. "Que sim".

As questões da fedelha da TVI foram logo estas, assim que me sentiu a fronha suada enfocada pela câmara do compincha: "Quantos tiros levou ele? E corre muito perigo de vida? Pode morrer?".

Desejei-lhe a morte a ela, logo ali. Mas já não lha desejo. Aprendi que gente assim (muito mais do que nós, o MEM, a lolita e eu) acredita na existência de vários mundos, dando prioridade ao que cuida ser o seu.

Gente assim, no fundo, é como aqueles tipos que estacionam em segunda fila, entupindo o trânsito, regressando dez minutos depois, barafustando (ainda por cima) que "eu estou a trabalhar, pah!".
Não passa disso: há-os e pronto.

View blog authority