blog caliente.

13.5.05

Espantar os males

Não acredito que exista algum portista que esteja genuinamente a torcer pela vitória do Benfica. Não há memória de qualquer dragão, gozando de perfeita saúde e sanidade mental, que torça pelo Benfica, ainda que uma vitória do Benfica beneficie o Porto. Pode, até, afirmar que é melhor para as vagas aspirações do Porto; mas desejar que ganhem os lampiões? Impossível, besugo. A dimensão hooligan do ser portista é esta e é inultrapassável: no íntimo de qualquer portista reside um desejo, expresso ou envergonhado, que o Benfica perca. Isto tem, de resto, um contexto histórico-filosófico preciso. O Benfica carrega o peso de Clube do Regime. Um portista é, por essência, contestatário e saboreia as vitórias como revoluções bolcheviques, apesar de as festejar sózinho e apesar dos maus angúrios dos seis milhões.

Quanto ao Sporting. Se fosse uma evidência, o Sporting estar a jogar com "superior qualidade", não seria preciso discutir a evidência. Isso não interessa nada, portanto. Basta-te que o Sporting jogue bem, o que é o mesmo que jogar melhor do que o Benfica. Não? Concentrado e certinho. Tal como dizes ao Peseiro. Sem euforia.

Quanto ao Cavaco Silva. Esse, vai ganhar por desistência dos adversários e por isso está calado. Evidentemente. Se falasse do jogo de amanhã, diria qualquer coisa profundamente tecnocrata, do tipo "é preciso que o Sporting ganhe, para que o país se renove. Dever-se-ia pensar em reestruturar o Benfica, reconvertendo o clube numa actividade lucrativa. Estou a pensar, por exemplo, numa indústria de produção de coiratos com fornecimentos diários para o Centro Comercial Colombo."

View blog authority