blog caliente.

14.2.05

Finalmente,"O Sistema!" (Coisa feia, a inveja!...)

O campeonato acaba no fim, isto é evidente. E a classificação final é que é importante. Mas em todas as jornadas se elaboram classificações, para se saber qual a ordenação das equipas na tabela, naquele momento. Isto também é evidente. E, uma vez que os jornais elaboram essas classificações tipo "corte longitudinal", uma vez que as elaboram e publicam, devem elaborá-las e publicá-las correctamente. No fim de cada jornada, uma classificação correcta. Como deve ser.

Ora, tanto na “Bola” , como no “Jogo” , como no "Record" (que corrigiu há pouco, ainda por cima, para mal!), como (mais ridículo ainda) no “site” oficial da Liga de Clubes, aparece, no primeiro lugar da Super Liga, o FCP. O que é um erro.

De facto, o que o regulamento da própria Liga estabelece, no que toca a critérios de desempate quando vários clubes se encontram com o mesmo número de pontos, pode ser consultado aqui e é o seguinte (artigo 8º, ponto 4):

"Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que, no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;"


Há mais critérios, mas bastam estes. E esqueçamos, por honestidade intelectual, o facto de este regulamento se aplicar às classificações finais, porque não há outro que possamos usar, que se aplique a "classificações à enésima jornada".

Neste momento, que temos? Temos que os 4 primeiros classificados têm o mesmo número de pontos: 38. Vamos ordená-los? Vamos lá.

Comecemos pela alínea a): O Porto ganhou ao Sporting e ao Benfica, e perdeu com o Boavista; tem aí 6 pontos. O Sporting venceu o Boavista e o Benfica e perdeu com o Porto; tem aí, também, 6 pontos. O Benfica só ganhou ao Boavista, o que lhe dá 3 pontos, e o Boavista ganhou ao Porto, o que lhe fornece, também, 3 pontos. Ou seja, de facto, não se desempatou com este critério. Há empate entre o Porto e o Sporting, no primeiro lugar. Por isso, vamos aplicar a alínea b).
Aqui, a questão pode ser se analisamos os 4 clubes empatados ou apenas os 2 que ficaram empatados depois de os passarmos pelo crivo do primeiro critério. Vamos admitir que entram todos, uma vez que temos de os ordenar a todos. Mas, se excluíssemos já o Benfica e o Boavista desta luta pelo primeiro lugar, o resultado não mudaria, em termos de primeiro classificado. Como se provará facilmente.

Vamos, então, usar a alínea b) para os quatro. Com a atenção devida ao facto de não poder haver contradição, evidentemente, com o apurado na alínea a), que é o primeiro critério.
Então, é assim: O Porto marcou, nesses jogos, 4 golos e sofreu 1, ou seja, tem um saldo positivo de 3 golos. O Sporting marcou 8 e sofreu 5, ufanando-se, igualmente, dum saldo positivo de 3 golos. O Benfica marcou 5 e sofreu 3, tem um saldo positivo de 2 golos, e o Boavista marcou 2 e sofreu 10, ou seja, tem um balanço negativo, neste particular, de 8 golos. Mas continuamos a não desempatar assim, ou seja, assumamos que continuam todos empatados, com 38 pontos, embora todos saibamos que o que nos faz avançar de critério é, mais uma vez, o empate entre o Porto e o Sporting. Certo?

Mesmo assim levemo-los, a todos os 4, rumo à alínea c). Ora, quanto a esta alínea, temos que o Porto marcou, no campo do adversário, 1 golo (foi ao Benfica), o Sporting nenhum ( só foi às Antas e ficou em branco) o Benfica fez um golo (em Alvalade) e o Boavista fez 2 golos, um nas Antas, outro em Alvalade. Ou seja, se não se verificasse evidente contradição com o que determina a alínea a), e mesmo com o que define a b), o Boavista estaria em primeiro. Mas o Boavista, pela alínea a), ficaria em 3º, empatado com o Benfica. E, pela b), em 4º, abundantemente em 4º, de longe!
Reparemos, como curiosidade, que as 2 primeiras alíneas deram um empate, no 1º lugar, para o Sporting e o Porto, apenas para estes. A alínea c) é, apenas, engraçada. Querem ver uma curiosidade adicional da alínea c)? Se tivéssemos eliminado, logo à primeira o Boavista e o Benfica, ficando apenas a ser analisados e aferidos o Sporting e o Porto, obteríamos o seguinte: até neste particular critério empatariam! É que tanto o Porto como o Sporting marcaram zero golos no campo do adversário. Eu sei que o Porto ainda não foi a Alvalade, mas não deixa de ser assim, pois não?

Continuamos com os 4 rumo à alínea d), já que começámos assim? Continuamos.
Bom, aqui desempata-se, realmente: todos têm um saldo positivo de golos. Mas o Sporting tem 19, o Porto e o Benfica 12, o Boavista apenas 2. Ou seja, deixa, pela primeira vez, de haver uma igualdade técnica entre os dois clubes que tinham ficado empatados no primeiro lugar quando aplicámos as duas primeiras alíneas: o Porto e o Sporting.

E o Sporting é, portanto, claramente, o primeiro classificado da Superliga, neste momento.

Há ainda mais duas alíneas adicionais, que não são precisas, mas que podemos analisar por desfastio, para teimosos. Tipos que digam: "ah! mas verifica-se um empate no segundo lugar, entre o Benfica e o Porto, nha,nha,nha...".
Pronto, lá vamos com os 4 de roldão, outra vez, rumo a elas, às alíneas seguintes:

A alínea e) desempata pelo maior número de vitórias. Por aí, Sporting, Benfica e Boavista têm 11 vitórias, o Porto 10. Não funcionaria. Empate a 3 no primeiro lugar.
Sigamos para a f), que propõe ordenação pelo maior número de golos marcados. Ora o Sporting marcou 46, o Benfica 33, o Boavista 27 e o Porto 26.

Ou seja, confirma-se, desde a alínea d), que graças ao Boavista (que, sem o Boavista, a coisa resolvia-se logo na alínea a), e a favor do Porto, diga-se), o Sporting vai à frente.

Que o não queiram lá é outra coisa... Coisa feia, a inveja!

View blog authority