blog caliente.

27.7.04

Vergonhoso, no mínimo!

 A vergonha continua! Estou farto disto!
 Depois de toda a polémica com o concurso de Professores, atribuída a falha informática (obviamente mais fácil...), o Ministro da Educação revelou que o erro estava corrigido e que não ocorreriam mais falhas.
  Prolongou-se o prazo de reclamações dos Professores tendo-se verificado coisas nunca pensadas em termos de concursos. Docentes com tempos de serviço monstruosos, docentes que não constavam das listas tendo concorrido, docentes que ficaram excluídos por falta de habilitações para leccionar estando no ensino há anos e com habilitações próprias.
 Pensava eu que os erros iriam parar depois desta falha grave do Ministério da Educação.
 A lista provisória de graduação lançada pelo Ministério da Educação, corrigidos os erros anteriores, deveria estar em condições. Pensei eu e muitos dos que concorreram. Mas mais uma vez as reclamações voltaram a chover e são mais de 30000 segundo Morais Sarmento. Mas as coisas não estão mal! Nesta altura o mesmo senhor Sarmento assegura que as aulas vão começar a 16 de Setembro. E... que as listas definitivas das colocações dos docentes já não estão prontas até dia 15 de Agosto, como foi dito no dia 14 de Julho pelo então secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Morgado, mas sim no dia 28, 29 ou 30 de Agosto. Nesse mesmo dia 14 de Julho, o senhor Abílio Morgado, conhecedor de todo o processo, referiu ainda que "o processo de recrutamento de educadores e Professores estava controlado"...
 “Mas as aulas vão começar a 16 de Setembro”, ouviram bem? Não é grave! Tanta polémica para quê?
  Acresce a isto o facto de, após a saída da lista definitiva (sem erros???), os docentes que não obtiverem colocação na primeira parte (Quadros de Escola - em vias de extinção para estas cores políticas que nos governam), terem que concorrer novamente para os Quadros de Zona Pedagógica e para os lugares que houver, ainda, vagos nas escolas…
  Este acrescento e tudo o que se passou até hoje leva-me a pensar que as aulas vão mesmo começar a 16 de Setembro. Nesta promessa eles não vão falhar, até porque eles nunca falham nem se enganam. Mas será que estão reunidas as condições para que tal aconteça? Ou vamos ver o que se viu o ano passado, turmas com um ou dois Professores colocados e com três semanas de espera pelos restantes?
  Brincar com os Professores já vem sendo habitual, mas o que se tem assistido ultimamente com este governo, considero-o tão grave como uma violação! Incrível, no mínimo, toda esta falta de respeito pelos milhares de docentes que tentam, em vão, alguma estabilidade ao longo da sua carreira profissional.

View blog authority