blog caliente.

2.4.04

Os italianos

No futebol, são lixados.
Na vida de todos os dias não se sabe. Diz-se, por todo o mundo, por exemplo, que os italianos são sedutores. Mas isso nunca se saberá profundamente, a julgar pelo número de portugueses, espanhois, argentinos e romenos que, em deambulações nórdicas, afirmam ser oriundos da bota itálica. Um amigo meu, há uns anos largos, dizia: "pois, fazemos-lhes a fama!..."

Os italianos não sabem jogar à bola. São fraquíssimos.
Portugal desvendou esse mistério ontem: como se pode perder um jogo com italianos fraquíssimos?
Pode-se, sim. Basta tentar e acreditar. Em acreditando, pode-se tudo, até perder com italianos. Ontem, nós, os lusos, fomos duma crença excepcional.

Os italianos são um povo engraçado. Deles dizia Hitler (uma pessoa pouco recomendável, mas uma pessoa!) que, em clima de guerra só entendiam perfeitamente uma ordem: a de retirada.

Ontem, ganharam a Portugal. Foi puro gozo. O nosso inteligente seleccionador e os nossos sagazes jogadores, estiveram na tanga com os italianos e eles, os tontos, nem sequer repararam. A sério: há italianos, dispersos pelos países todos do mundo para onde esta raça de vigaristas emigra, que estão sinceramente convencidos de que ganharam a Portugal. E não ganharam: foram usados como cobaias neste complexo processo de preparação que o extraordinário Felipão concebeu para a nossa "squadra". O plano consiste no seguinte:
1 - Na dúvida, joga o pior.
2 - Na certeza, o mesmo.
3 - Na dúvida, o Boa Morte é polivalente: tanto descobre o flanco esquerdo como o primeiro poste.
4 - Na certeza, o Baía e o Maniche ficam de fora. O Ricardo dá mais emoção.
5 - Na dúvida, o Couto é titular, que sempre usa bandelette.
6 - Na certeza, sofram: o Ricardo Carvalho é jogador de banco.
7 - Na dúvida, joga o Tiago, que também tem bandelette e... OK, tem.
8 - Basta. Para perceberem que o gozo é pegado, já basta.
9 - Não basta nada! O Nuno Gomes também tem bandelette. E, em insistindo com o Sabrosa, em 2 meses ele arranja uma, também. A bem dizer, em dois meses, Scolari consegue preparar uma selecção de bandelettes! Consegue a França? Ah! O Zidane, coitado, não consegue! Consegue a Itália? Consegue, mas menos, ora!
Estão tramados.

Coitados dos italianos. Quando perceberem o maquiavelismo construtivo deste nosso seleccionador, estão afastados: estaremos nós a disputar a final, com a Letónia, e os "berlusconnis" a perguntar ao Totti por que raio ainda joga na Roma, podendo perfeitamente evoluir na nossa Super Liga, no Moreirense.

Não percebem nada da bola.

View blog authority