blog caliente.

18.4.04

A fúria do besugo

Nem sei o que diga: o besugo expôs aqui hoje a sua faceta hooligan em toda a sua dimensão mais vernaculosa. Deve ter alguma razão, porque até o Gabriel Alves* disse mal do árbitro, que eu ouvi. O lado positivo deste infortúnio é o de que, pela primeira vez, o Fernando Santos - sem chegar, nem de longe, à instintiva frontalidade besugal - mostrou, curiosamente, mais do que as costumeiras e sensaboronas reacções conciliadoras, expressadas em voz arrastada, de quem gostava de ganhar, mas "com licença, se isso não for incómodo para os senhores" porque se perder "isto é uma vida e o destino marca a hora, nós tentámos, mas não conseguimos, portanto está tudo bem". Qual quê! Está mal!

O besugo tem um azar do caraças. Tem azar pelo facínora do árbitro, tem azar pelo treinador pasteloso, tem azar pela equipa sem carisma, tem azar pelo clube de meninos-bem que apoia, incapazes de sujar os parentes e as lacostes na lama. O besugo é um sportinguista passionario, inconformado. Está para o Sporting como o País Basco para o resto de Espanha. O besugo, na verdade, nasceu portista, embora não tenha consciência disso.

A blogosfera, entretanto, já reagiu. O Francisco gostou, o Ma-Schamba afirma sentir-se reconfortado, o PMF fez troça e a Tia Lólita apresentou queixa. Da minha parte, e como soube há pouco que o Benfica se aproxima a passos largos do Sporting e que se aproxima o jogo entre ambos, expresso desde já o meu desejo de que o segundo lugar não venha a ser discutido. Tudo no seu devido lugar: o FCP indiscutivelmente em primeiro, o SCP esforçadamente em segundo e o SLB, enfim, mais abaixo.

*O Gabriel Alves é sportinguista? Aposto que sim.

View blog authority