blog caliente.

17.4.04

PMC

São 23h. Chamam-me com "muita urgência" á sala de observações. Doente de 80 anos, sem reserva funcional de órgãos, dependente, qualidade de vida quase inexitente, insuficiências de orgãos (cardíaca - pace, encefalopatia vascular, renal crónica sob hemodiálise, etc, etc...). Quadro de ventre agudo com indicação cirúrgica. Agónica, sem qualquer condição anestésica, prognóstico fatal. Querem saber a minha opinião se "é para investir ou não"... Argumento que a decisão é do médico assistente (o cirurgião) e que a minha competência é decidir pela vida, não para decidir quem morre. Falo em qualidade e dignidade na morte que se deve proporcionar á doente, aliviar-lhe o sofrimento, poder ter a família junto a si nestes últimos momentos, com alguma intimidade (mesmo entre cortinas...). Algum tempo depois percebo que se sentem aliviados. Só queriam uma opinião, atenuar angústias...Não percebem o mal que me fazem... E estou nestes PMC's desde o dia 15 ás 8 h! Apetece-me ler poesia...

Balança

No prato da balança um verso basta
para pesar no outro a minha vida.
Eugénio de Andrade

View blog authority