blog caliente.

13.10.03

Dr. Jekyll e Mr. Hide

Qual deles teria escrito estas linhas?

“A Europa não tem capacidade de integrar imigrantes como o melting pot americano. A política e os media não têm capacidade de enunciação desta questão porque o discurso politicamente correcto faz com que falar deste problemas seja entendido como xenofobia.
Hoje, estes homens e estas mulheres, empurrados pela mesma miséria, chegam com a identidade de uma cultura contra a qual a Europa combateu quase 1400 anos, e vice-versa. Pensam que isso não é importante e que o bom-avontadismo multicultural chega? Não chega.
Agora estes árabes que não querem ser franceses, nem belgas, chegam a uma Europa que não tem uma forte mobilidade social como os EUA – efeitos perversos do “modelo social europeu” – e estão condenados a permanecer num limbo entre dois mundos. É uma receita para o desastre.” In "Público" 6/6/2002

Por acaso não foi o Paulo Portas. Mas podia ter sido. E não deixaria de ter a razão ao escrevê-lo.

Por acaso foi o José Pacheco Pereira e não tem menos razão por tê-lo escrito.

A forma e o conteúdo das opiniões dos dois senhores sobre o assunto poderão ser relevantes mas, no essencial, são de tal maneira coincidentes que nem sequer vou meter-me na guerra que os tem posto em campos tão opostos apesar da semelhança das ideias.

Ou como, a um ano e picos de distância e com um pouquinho de ódio pessoal e intransmissível (já pareço a TSF...), temos os dois PP's a formarem uma AD a respeito da imigração.

Será que o PP (Pacheco Pereira) ainda volta atrás em relação às listas conjuntas para as eleições europeias?

Só o tempo dirá...


View blog authority