blog caliente.

3.10.06

Eu lavo as mãos, senhores, até porque tive de vos tocar, imaginai!

Li, como faço frequentemente, o MEMI.
Sobre a questão de os médicos (e enfermeiros, etc) lavarem ou não as mãos "entre doentes", que é um cavalo de batalha de Correia de Campos (que os escolhe sempre conforme lhe dá, consoante lhe parece que os pode montar e, fundamentalmente, conforme alguns almirantes de ribeira chã lhe ensinaram na escola de Gestão de não sei o quê que frequentou) cabe na cabeça de algum dos senhores que eu me esqueça disso, que o não faça? Que eu não lave as mãos depois de mexer noutro tipo qualquer que não conheço? Por muito que sinta simpatia por ele, por grandíssima vontade que possua de lhe ser útil? Ou que alguém o não faça, nestas condições, a menos que seja um tipo horrendamente porco?

Meu Deus! Que argumento de caca. A infecção hospitalar, se passasse fundamentalmente por aí, seria bem menor.

Quando se acaba de tocar, palpar, esmiuçar um corpo alheio, em trabalho, o que se faz com todo o respeito e com a minúcia desejável, o que mais apetece, logo a seguir, até por uma questão de nojo (sim, mesmo de nojo, para quê ter medo às palavras?, a verdade é que a maioria dos utentes é, comparada com quem os observa e lhes mexe, pouco asseada; e, mesmo os muitos que se lavam bem, não são da nossa intimidade; isto não é como andar a estrebuchar na cama com alguém que amamos e, depois, porque sabe bem, porque estamos em paz, ficar ali mais um bocado antes do duche; ou, mesmo, pernoitar assim, sem chuveirada; sabiam?), é isso mesmo que estão a pensar agora: lavar as mãos! Muito bem lavadas, com os melhores produtos de limpeza que nos puserem à disposição para esse efeito!

E é o que se faz, o que toda a gente faz, acredito pelo que vejo, imediatamente. É o que a grande maioria dos senhores faria. Nem duvidem disto e deixem-se de paneleirices para explicar coisas que dependem "doutras coisas".

O MEMI devia, por vezes, arrear mais do que explica: exemplos da vida real e um "ide-vos foder" são melhores e mais úteis, para alguns pategos, que muitas explicações.

View blog authority