blog caliente.

23.1.06

O Quadrólogo dos cegos que não querem ver

Esclarecimento Prévio: "Quadrólogo" é, provavelmente, um neologismo, o que é outra forma de dizer "uma asneira aberrante" ou "um atropelo inqualificável à lingua portuguesa". Mas fica assim.

Agora sim, começa o presente "post":
Andava eu por aí a pesquisar blogs e lembrei-me do que o Vital Moreira aqui há tempos escreveu sobre o "esvaziamento" da candidatura do Alegre (num post que só conheci porque o João Tunes o republicou, com irónica adaptação "Alegrista"). Como gosto sempre de ver como é que as pessoas que acham que têm sempre razão reagem às incompreensões da história, fui ver que tal. E o que vi tem graça. Seguem quatro transcrições de 4 posts sucessivos que lá encontrei. Com a devida vénia e sem outro comentário que não seja os títulos que escolherei para cada um deles.

1 - Eu não quero ver que ele é inteligente. Aliás, como ele não é de esquerda, mesmo que eu visse não acreditava. (no original, este post chama-se "Despromoção")

"O problema com Cavaco Silva não é só ele ser o primeiro presidente oriundo da direita política, nem o inigma sobre a sua prática presidencial. É ele suceder a quem sucede: 10 anos de um presidente maior do que o País (Mário Soares); 10 anos de um dos presidentes mais cultos e "aristocratas"(no verdadeiro sentido da noção) que já tivemos (Jorge Sampaio). Ter agora um presidente que não ultrapassa os limites de uma cultura economista e tecnocrática é uma enorme sensação de despromoção..." [Publicado por vital moreira] 23.1.06

2 - Eu não quero ver que ele sozinho teve mais votos do que os outros todos juntos. Aliás, mesmo que visse, isso é menos importante do que comentar o lamentável resultado do candidato oficial do Partido Socialista (no original, este post chama-se "A abstenção que venceu")

"Cavaco Silva ganhou com a menor margem de sempre (0,6%), em todas as eleições presidenciais até agora. E ganha com a maior taxa de abstenção registada na primeira eleição de um candidato (só ultrapassada nas reeleições de Soares e de Sampaio, quando o desfecho da eleição não estava em causa). A junção das duas coisas com uma outra quase certa -- a abstenção deve-se sobretudo ao eleitorado de esquerda -- torna claro que a esquerda só pode queixar-se de si mesma. Perdeu por falta de comparência de uma parte dos seus... "[Publicado por vital moreira] 23.1.06

3 - Eu não quero ver que a vitória do Cavaco resultou das trapalhices do Sócrates. Aliás, mesmo que visse, isso é menos importante do que recordar como o Soares foi "o melhor amigo" do Cavaco no primeiro mandato (no original, este post chama-se "Uma vitória fraca")

"A vitória de Cavaco Silva é obviamente inatacável sob o ponto de vista da sua legitimidade democrática. Mas é uma vitória politicamente fraca. Foi uma vitória à tangente, a mais magra de todos presidentes até agora; foi uma vitória assente numa forte abstenção, principalmente no campo socialista; foi uma vitória em queda acentuada, ficando a anos-luz das expectativas de vitória esmagadora do início (basta reler os bloggers e colunistas do campo cavaquista de há umas semanas). Dá a impressão de que com mais uns dias de campanha e a vitória escaparia.
Esta vitória fraca não lhe deixa grande margem para o intervencionismo presidencial que ele e os seus apoiantes acalentavam. Se a política tivesse lógica, seria de esperar uma moderação dos propósitos de activismo presidencial do candidato eleito. Tal como Mário Soares no seu primeiro mandato, o mais lógico seria uma presidência contida, sem obstaculizar o governo de Sócrates, esperando tirar proveito próprio do previsível sucesso deste na superação da crise económica e financeira. Mas será que Cavaco Silva é previsível?"
[Publicado por vital moreira] 23.1.06

4 - Eu não quero ver que o Alegre ganhava se tivesse chegado à segunda volta. Mas, mesmo que visse, não o dizia, para que não se notasse (mais ainda) que eu nunca percebi nada do que se estava a passar nestas presidenciais. Além de que era uma chatice para o Sócrates. (no original este post chama-se - elucidativamente - "Aqui entre nós ...")

"...creio bem que para o PS e Sócrates foi preferível esta vitória fraca de Cavaco Silva à 1ª volta do que uma 2ª volta sem hipóteses de sucesso entre Cavaco e Alegre. Primeiro, porque, o resultado seria seguramente uma vitória muito menos apertada de Cavaco, reforçando o seu peso político; depois, porque para o PS e muitos votantes soaristas seria insuportável o constrangimento de ter de apoiar o candidato que se apresentou contra o partido e ajudou à pesada derrota do seu candidato oficial. Do mal, o menos..." [Publicado por vital moreira] 23.1.06

5 - Nota final: Estes quatro textos, retirados do "causa-nossa" (peço desculpa, mas não sei fazer links), falam por si, e são ainda mais esclarecedores se lidos, em sucessão, no blog de origem.

6 - Nota pós-final: lindo, lindo, era se um canal de televisão passasse a ter como comentadores residentes o Vital Moreira e o Luís Delgado. Aposto que as audiências seriam excelentes. E o besugo teria muito para escrever.

View blog authority