blog caliente.

30.4.05

Não sabeis o que vos espera. Eu também não.

1 - Gosto de assistir a esgrimas difíceis. Leonor Pinhão é, seguramente, uma das benfiquistas mais espertas que há. Antes do Estoril - Benfica, Leonor veio dizer que os lampiões não deveriam ter consentido na alteração do local do jogo. Que essa alteração seria sempre mal vista, independentemente do resultado.
Teve razão. Partiu foi do princípio quase casapiano de que, ao Benfica, neste trato, apenas coube aquela parte ingénua do consentir. O que não se coaduna com a fama e o proveito de "promotora e fomentadora de eventos" de que desfruta a simpática e carente agremiação "encarnada".

2 - Aqui há uns anos, o Setúbal recebeu o Benfica nas Antas. Isto parece ser apontado como uma espécie de "sabre-florete-espada- tungas!" à couraça de quem, sobre o Estoril- Benfica, disse que os "encarnados" a fizeram bem feita e descarada.
Não é a mesma coisa, meus amigos. Não me lembro bem, mas parece-me que o Setúbal, nessa altura, tinha mesmo de jogar em campo emprestado por interdição do seu, ou por outro motivo impeditivo.
Mas, mesmo que não fosse assim, há uma verdade que é irrefutável: o Setúbal não marcou o jogo para as Antas com intenção de beneficiar o Benf... desculpem, de salvaguardar receitas. Marcou-o num estádio que pressentiu "hostil" ao adversário, que é o que é límpido e transparente. E até o ganhou, a esse jogo. Não sei se, nesse ano, o Setúbal desceu de divisão. Mas se desceu, não foi por causa desse jogo.
O Estoril, este ano, às tantas, foi. Parabéns, Figueiredo, parabéns Benf...Estoril.

3 - A expulsão de Polga: desculpe lá, Sousa Tavares, mas não me enerve.
O Dias da Cunha irrita qualquer muçulmano, eu sei, mas eu não sou o Dias da Cunha. Não meta no mesmo texto coisas sobre o Sporting e sobre o Benfica. Não anule argumentos.
O Sporting merece ganhar este campeonato. Eu sei que o Polga fez uma falta grosseira a meio do campo, foi amarelo conforme podia (e, provavelmente, devia) ter sido vermelho, admito; escusam de me falar do vermelho ao Seitaridis, que foi vermelho conforme podia (e, se calhar, devia) ter sido amarelo.
Agora, Sousa Tavares, o meu amigo (isto é engraçado, até parece que o Sousa Tavares vai ler, isto fica para mostrar aos meus filhos, tipo "olhem, no tempo em que o vosso pai mantinha polémicas acesas com o filho daquela senhora que vocês tinham de ler, e ainda bem que tinham!" ) não meta no mesmo artigo de opinião, como se fossem peças da mesma autoria, "a expulsão do Polga" e "a chicana encarnada".
É que, ao fazer assim, parece que o senhor, ao invés de qualquer pessoa de bem que se sente espartilhada pela vontade cega (e legitimada, apenas, na cegueira) de mais de metade dum país inteiro, que anseia ulular pelos "lampiões", não percebe a diferença. E o senhor percebe.
Percebe o senhor e percebe o CAA, do Blasfémias, por exemplo, que já nos chamou (aos sportinguistas) "idiotas úteis", ou coisa parecida. E com alguma razão.

4 - Tenho alguns amigos benfiquistas, mas já são muito poucos. O meu irmão e o "Vítor Paneira" é que me seguram, senão... Portistas amigos, enfim, vou tendo mais.
E tenho de dizer isto. Não me falem, nem uns nem outros, que me fazem rir, de marcações de jogos "esquisitas". Contra o Salgueiros jogávamos, quase sempre, no caixotinho de Vidal Pinheiro (o Porto e o Benfica, evidentemente, "recebiam" o Salgueiros, quase sempre, na Maia). Contra o Gil Vicente, íamos sempre ao caixotinho do Adelino Ribeiro Novo, que Braga guardava-se para "receber" os adeptos do Porto e do Benfica.
Não me lixem com estas merdas. Nem sequer são muito antigas.

5 - Leonor Pinhão admite que "o Benfica paga o futebol português" e que, portanto, isso legitima quase tudo. Foi o que ela disse, no fundo, na "Bola".
Não há razão, depois de Leonor, para continuar a haver campeonatos. Façam eleições todos os anos, em vez disso. Gasta-se menos, fazem-se num domingo qualquer, até se pode aproveitar um referendo que dê jeito. Este, por exemplo: "diga lá se quer liberalizar a felação em parques públicos e, já agora, quem ganha este ano o título" . E nem é preciso campanha eleitoral. O povo vai e vota: "Que é essa merda?" e "Benfica!". E ficam as consciências todas sossegadas, com o ècèlebê na Champions League, perpetuamente. Golos do Coluna.
Prémio aos abstencionistas: um belo broche ( patrocínio da "ourivesaria Ribeiro, fazemos o primeiro").

6 - O Braga até pode lixar-nos, que nem era a primeira vez. Mas eu espero, de forma muito clara, que o Braga se foda.
Nem é pelo Braga. É pelo que significaria, pelo que significará sempre, esta espécie de sucesso da pequenez: a 4 jornadas do fim, um clube em posição de poder aspirar à vitória num campeonato, não o assume claramente e, debaixo das fraldas do seu alheamento hipócrita, acaba por ganhar. Não merece. Antes o Benfica. O Benfica, ao menos, diz que quer.
"A pressão está do lado do Sporting, nós... é o que der", diz ele, o Jesualdo. Pois está. E pois é.
Por estas e por outras é que, se nós vos ganharmos, ó Bragas deste país, nos vai saber tão bem. E a vós, caso ganheis ou empateis, vos há-de saber a favor ou, em alternativa, a um qualquer calhar.
Ouvi, canhões: vamos aí ganhar-vos, ó "encarnados" de segunda! Digo eu, antes de saber, entendeis? Eu sei o que quero antes de saber se consigo o que quero. E, se não vos ganharmos, então gozai-me, que eu terei merecido: eu falo mesmo sabendo que não passais de "snipers", sempre à espera do erro dos outros...

7 - Dúvida: a palavra "encarnado" é só uma paneleirice lisboeta ou é mesmo uma prova de que houve, um dia, aqui no torrão, uma espécie qualquer de censura? É que onde há vermelho no equipamento eu estou habituado a ouvir "red", "rouge", "rosso"...
Ó Liverpool: vós sois os "fleshies"? E vós, selecção belga, os "diables viandées"?
Santa paciência.

8 - Sim, estou em período de descompressão. Estive de urgência, o que não explica tudo mas desculpará a ortografia.

View blog authority