blog caliente.

5.10.04

"Apriorismos gerais comuns"

"É que na verdade ninguém acredita hoje num atestado médico. Não merece crédito nenhum, como também disse Vital Moreira, com correspondente indignação de Besugo. Goste-se ao não, é a realidade, é um «ao ponto a que isto chegou», é um sentimento geral comum na nossa comunidade.".

1 - Defina melhor esse ninguém, porque eu (até prova em contrário) acredito. E outras pessoas também, que eu sei.
2 - O que Vital Moreira disse, só por ter sido Vital Moreira a dizê-lo, não lhe dá razão a si. Nem a ele. Os senhores não se constituam, logo os dois, em pontas-de-lança do "sentimento geral comum".
3 - Não confunda a sua realidade com a minha. Muito menos com a realidade, que é capaz de não coincidir com nenhum dos nossos pontos de vista (excepto com o meu, porque estou eu agora a falar, desculpe lá o mau jeito).
4 - Os "sentimentos gerais comuns da nossa comunidade" são algum "atestado de razão" que você pressente e adopta, directamente dessa genial comunidade, sem crítica? Quer logo sangue vivo baseado nessa evidência científica que é o "sentimento geral comum"? Tragam garrotes, nesse caso. E liguem a TVI.

E repare: a frase que escreveu (e que lhe citei) é que é grave. Você tem tanto direito de não acreditar em nenhum atestado médico como eu tenho legitimidade para lhe pedir que corrija o que disse sobre "os condenados à morte que clamam inocência".

O que me chocou no seu texto foi apenas isso, essa impiedosa e generalizadora comparação entre condenados apriorísticos e sem direito, precisamente por isso, apenas pelo apriorismo do "sentimento geral comum", a clamar o que quer que seja.

View blog authority