blog caliente.

24.5.04

O Fim de semana noutro mundo ...

1 - O congresso do PSD (e os comentários do Martelo e do Pereira):

Não vi. Faz mal à saúde. O besugo que o diga.


2 - O GP do Mónaco:

Não vi. Sei que o (outro) Alonso se despistou. Foi pena.



3 - O real casório:

Não vi. Falta de pachorra. Hoje ouvi reclamar do facto de a Ortiz ter pré-renunciado à custódia dos filhos em caso de separação do casal. Azar o dela. Escolhesse para marido alguém que nela gerasse um bebé qualquer, e não um Chefe de Estado. Se ela fôr monárquica, acha isso normal. Se não fôr, que exigisse a abdicação ao marido.


4 - Vi:

a) O "Matrix Reloaded" - estava à venda por 9,99. Para minha surpresa até gostei. O ambiente Sci-Fi combina bem com a luta entre bem e mal, e a escolha entre ser inconscientemente feliz , mas escravo, ou conscientemente infeliz, mas dono de si próprio.

b) A festa de anos de uma filha. Levou uma bicicleta de prenda. Mal chega aos pedais, coitada, mas gostou imenso.

c) Família e amigos.

Foi um bom fim de semana.

5 - Ando a ler "O Espião Perfeito" do John Le Carré. Nunca tinha lido nada dele, nem sequer o celebérrimo "O espião que veio do frio".
Estou a gostar bastante. Não é uma história "de acção", é simplesmente a história da vida de um homem, contada por ele.

6 - Lolita, li o teu recado. Vi o blog que me indicaste. E quero-te dizer que conheço judeus, me dou com judeus e sou, concretamente, muito amigo de uma judia. E digo-te: há vários anos que, quando estou com ela, evitamos polidamente este assunto. Lembro-me da vez em que comentei mais uma atrocidade qualquer do Estado de Israel e ela me respondeu: "Não há outro remédio." e "É a única linguagem que eles compreendem, podem ser que assim aprendam". Isto, no tempo em que era PM o Netanyahu (ou lá como é que isto se escreve).

Também me lembro de, com ela, ter conhecido socialmente uns judeus israelitas. E lembro-me de ter perguntado porque é que eles não promoviam políticas de integração, desde logo no kibbutz (idem) a que eles pertenciam. à falta de melhor resposta, a última que recebi foi "It's out of the consensus". Seja lá isso o que fôr, já não havia resposta possível. E achei melhor parar com a conversa por ali, porque percebi que aminha amiga já estava a ficar incomodada.

Eu não considero alguém mais, nem menos, por ser judeu. Nem por ser cristão, muçulmano ou ateu. Ou por ser ou deixar de ser da minha "raça" (coisa que duvido ter), ou por ter ou deixar de ter a mesma cor de pele que eu tenho.

E sou normalmente adepto de políticas de dureza face a quem transgride. Pelo que não defendo negociações nem contemplações com terroristas. Mas acho incomprensível a atitude de Israel. Acho-a revoltante mesmo. Digna de um país, de uma sociedade e de uma cultura do terceiro mundo. Acho que os responsáveis políticos de Israel são criminosos. E se o que por lá se passa é uma guerra, então acho que eles cometem crimes de guerra. E ainda espero (embora cada vez menos) que surja alguém com juízo naquela zona do mundo. E que se faça ouvir - e consiga alguma coisa - antes de ser morto, como aconteceu ao Rabin.

A verdade, no entanto, é que me parece realisticamente que nada disto passa de um sonho. E que a carnificina continuará até que, de duas uma: ou um daqueles povos perde, é disperso pelo Mundo, e desaparece como entidade política por mais uns séculos (hipótese mais provável de acontecer aos judeus do que aos palestinianos, por razões demográficas), ou a comunidade internacional intervém aproveitando um momento de cansaço mútuo, separa-os uns dos outros e - a bem da estabilidade no mundo - subsidia a sua possibilidade de existir em territórios demasiado exíguos e estéreis para sustentar uma nação. E assim limita os estragos.

View blog authority