blog caliente.

16.5.04

A Final da Taça

O Benfica venceu a Taça de Portugal.

A primeira coisa que me ocorreu foi felicitar os benfiquistas, evidentemente. Depois pensei melhor: "a maior parte dos sacanas que conheces são do Benfica, ó besugo!...".
E, de facto, é verdade. Porque eles são muitos, a percentagem de sacanas entre os benfiquistas é muito maior que na população portuguesa alternativa.

Aqui parei: "Bom, essa verdade também deve poder aplicar-se ao contrário: numa perspectiva absolutamente aleatória, randomizada, a percentagem de boas pessoas entre os benfiquistas deve ser superior à percentagem de boas pessoas existente na restante população portuguesa, ó besugo!...".

Decidi não me meter por estas veredas estatísticas, que são mal alumiadas e não levam a conclusão nenhuma. O que é um sacana? E uma boa pessoa? Pode uma boa pessoa sacanear-nos sem deixar de o ser? E que mais?
Só para irritar o manolo eu até poderia desenvolver o tema, insistindo na vertente "isto é tudo muito complicado". Mas ele está de férias, as sempre merecidas férias dele. Vou inflectir. Vou reflectir. Vou dizer, finalmente, o que vim aqui dizer.

O meu irmão mais novo é benfiquista. Mas não é um benfiquista comum, é benfiquista como eu sou sportinguista. Não sei se é do sangue, da carne, ou do ar que respirámos em miúdos (ele bem mais miúdo do que eu): é um clubismo igual, feito de "gostar agora e sempre", sem enfeitar o presente com bacocas glórias passadas. Entendamo-nos: uma glória passada é uma excelente glória. Mas deixa de o ser, passando a ser bacoca, quando evocada exaustivamente para esconder presentes menos conseguidos. Isto é uma regra de besugo&irmão. Aplicável a 95% dos benfiquistas, digo eu.

Ele é benfiquista, de facto, como eu sou sportinguista. Incondicionalmente disposto a sofrer, porque senão o futebol não interessaria para nada, pelo seu Benfica. Como eu pelo Sporting. Nunca foi de arremessar as taças ganhas pelos antigos em discussões de hoje. Ao contrário da maior parte dos benfiquistas, ele acha que a Taça que interessa é, tão só, a que está em disputa. Isto é um sinal de respeito pelos outros, que também a querem ganhar. Bastaria isso para não se falar das outras, das antigas, não é?

Hoje, os portistas queriam ganhar aquela Taça. Os benfiquistas também. O Porto jogou melhor, mesmo quando estava com dez homens em campo (expulsão justa do Jorge Costa, pareceu-me), mas perdeu. Tal como, há uns dias atrás, o Sporting jogou melhor que o Benfica e também perdeu. Isto pode, sempre, acontecer ao contrário, note-se. E já aconteceu. Mas foi assim, desta vez.

Hoje por hoje, parabéns aos benfiquistas que merecem. Estão muitíssimo longe de ser todos, mas o meu irmão é, seguramente, o melhor deles.
Aos bons portistas, sobretudo à Lolita e ao Paco, vem aí Taça Nova! Força!




E eu? Eu sei esperar a minha vez, soube sempre, e ela há-de chegar, quando for o tempo.

View blog authority