blog caliente.

25.3.04

La folie

A temperamental Lolita, num único texto, acende vários fogaréus:
1 - Que Saramago, um laureado na Suécia(!), possui um umbigo do tamanho do cólon transverso dum ruminante, em versão circular.
2 - Que se limita a acariciar longamente esse grande umbigo, deitadinho nas areias cinzentas de Lanzarote, enquanto o sol lhe mordisca a cútis anciã, com dentadinhas plácidas.
3 - Que mais não produz que isto, beliscando, de passagem o fecundamente inenarrável intelecto dos seus concidadãos!

Não se desse o caso de Saramago ser um laureado (um laureado chatíssimo... mas, apesar de tudo, laureado) e a gente pensaria que a Lolita, enigmaticamente, nos comunicava que Pacheco Pereira se trasladara para a hispanidade insular. Não fosse isso e aquela questão do feitio intratável, obviamente...
Esperem lá: às tantas, a Lolita refere-se a Lobo Antunes, essa personificação fagueira e literária da nossa bonomia humilde, valorosa e "desvirgulada"! É isso! Topei-te, Lolita! Trocaste os nomes, menina! Malandreca! Mas vai dar no mesmo: insistes em fazer o que fazias em menina pequenina, essa mania de desmanchar brinquedos, só para brincar melhor!...
Por esse caminho, advirto-te, ainda acabas por criticar o Homem a Dias, desatas a zurzir na Bomba Inteligente, vituperas os Blasfemos, vem-nos aí o caos, a miséria, o exílio, a morte! A proibição solene da folia!

View blog authority