blog caliente.

7.6.04

Armas de fogo antigas

Quando menos se espera as surpresas surgem. Esta frase é bacoca, evidentemente, porque apenas o inesperado deve conseguir surpreender-nos. Tantos lugares-comuns nos escapam que acaba por ser tentador deixá-los ficar e denunciá-los, em lugar de os apagar, simplesmente. Aqui fica mais este, lavra minha.

Serve isto para dizer que o que li aqui não são lugares comuns. Quer quando se refere às "projecções justificativas entusiásticas" do dia D (glosa aquele minimalismo repetitivo do "eles morreram por ti e tu, agora, traidor, não morres nem sequer de amores pelo Bush!" ), quer quando me empresta (me dá!) a possibilidade de escutar o hino da ex-União Soviética, interpretado pelo coro do Bolshoi, o Arcabuz fez-me bem.

Eu sei que um hino é só um hino. Sobretudo se for o hino dos outros, dos que a História provou(?) estarem enganados. Provou? A História acabou cedo, então... Mas eu calo-me já, para não incomodar a História no seu soninho de "estorinha acabada", tão querida e simples que ela está agora, a História...

Podem pensar o que quiserem, mas vão lá ler e escutar um bocadinho.

View blog authority