A semana dos portugueses...
1. Carlos Cruz saiu da prisão preventiva de mais de um ano (?) para ir para casa. Saída que precedeu outra, a do último arguido para além do C Silvino. A imprensa, através de declarações de gente de grande responsabilidade - C Pestana, o Ministro da S Social, Psiquiatras de apoio - veio repetidamente dizer-nos que muitas das crianças vítimas de abusos sexuais, ficaram muito intranquilas ou mesmo instáveis com estas libertações. Estabelece-se assim uma relação directa entre estes factos ! Talvez pense que o Bastonário da Ordem tem mesmo razão sobre o estado da justiça - que se parece cada vez mais com a justiça popular do tempo dos Mr's (PP's diga-se).2. A ida do fcp á final da CL, tem sido um bálsamo aos loureiros e afins deste país. Lá foi o homem ao jantar do partido - nem se envergonhou com a malandrice que fizeram ao filho. Já não há vergonha! O apito dourado, com os desenvolvimentos do processo Casa Pia, a final dos dragões, o 3º lugar do sporting, a desgraça de C Queiroz, já se diluíu na mente dos portugueses. Já ninguem acredita que aquilo vá a alguma lado - houve uma tentativa ridícula de incluir o J Nuno P Costa no assunto, mas mesmo que o homem fosse apanhado com a boca na botija ou até mesmo a matar em alguém, tenho dúvidas que fosse preso nesta altura de glória.
3. O nosso Presidente fez da Educação, o mote para uma semana particularmente intensa. No século XXI, em plena CEE, quando a educação é tema de presidencia aberta, está tudo dito. Ninguém no governo explicou ainda, porque há este nivel de iliteracia generalizada, a degradação das escolas, o agravamento geral do nível de ensino, ausência de planificação e de reforma do ensino universitário, hoje transformado num quase supermercado de maus cursos. Pela dificuldade em se chumbar um mau aluno, se percebe o nivelamento por baixo (mediocridade) das escolas e, consequentemente do país. Se o menino tira negativa em primeiro lugar a culpa é dos governos, depois dos professores, depois dos colegas, e finalmente dos pais. O mau aluno não tem culpa de não ter estudado. O pais normalmente egocêntricos - a culpa é sempre dos outros, percebem que o melhor é comprar os miúdos: telemóvel, mesada a condizer, vão buscar de carro á escola - os ladrões podem raptá-lo, festas dos colegas, o último grito informático para o menino passar o tempo nos joguinhos em "lans-partys", ou piratear DVD's / CD's etc, explicadores. Mais uma vez ninguém aprende com os erros. Com algum dinheiro para as propinas, lá se entra numa privada e lá vem o curso inútil ao fim de alguns anos, onde a parte melhor é mesmo o aluno estar fora de casa. No final a miserável (culturalmente falando) queima das fitas, mais uns cobres gastos com inutilidades. Depois com umas cunhas bem metidas lá se arranjará qualquer coisa ao jovem licenciado.
4. A educação, tal como a saúde foram paixões de Guterres. Agora são prioridades deste governo: na educação é o que se vê - caminhamos sempre para baixo, na saúde como seria normal exige-se mais trabalho e aplicação a quem já trabalhava muito. Aos outros ninguém chateia!
5. Do meu ponto de vista, é muito interessante a ideia da Univ da Beira Interior em fazer uma feira anual de licenciados convidando empresas a virem colher know-how recem formado. Ainda há Associações de Estudantes que tem inteligência, não apenas para incorporarem futuros funcionários de partidos políticos.
6. Sobre faculdades de medicina vale a pena ler a (magnífica) entrevista do Prof Sousa Pereira do ICBAS ao Norte Médico. Esta revista é, de um modo geral, uma merda, mas de vez em quando, muito raramente, lá aparece coisa boa. Aconselho-a vivamente.
7. Alguns apontamentos:
- A Elsinha Raposo, está mesmo muito doente, segundo amigos meus bem informados. Agora mais que nunca, precisa de todo o apoio porque tem uma enorme luta pela frente. A maior delas vai ser por a cabeça / ideias em ordem - falo a sério !
- As fotos exclusivas do reeencontro do C Cruz com a família publicadas na N Gente, só significam que está com graves dificuldades financeiras. O resto está ao nível do processo judicial.
- Não tenho pachorra para gastar uma só molécula do meu ATP cerebral (também muito reduzido últimamente) com a seguinte lista de personalidades políticas: (sempre que me cruzo com elas o meu mac biológico faz delete - erase) TOP 10:
Alberto João Jardim
Valentim Loureiro
António José Seguro
Pedro Pinto
Carlos Carvalhas
Os irmãos Portas
Jorge Coelho
António Arnault
Isabel de Castro (Os verdes ? ah, ah ah)
8. Vou tomar um colerético.
<< Home