blog caliente.

3.1.04

Lembranças de besugo

Um homem português, actor, chamado João Grosso, foi uma vez espancado por um grupo de outros homens portugueses. Já passaram uns anos, mas eu lembro-me.
Eu, na altura, quis crer que teria sido por razões diferentes daquelas que me explicaram: "Será lá possível algum homem português ser agredido por outros portugueses por cantar o hino nacional mais depressa que o habitual? Ou com expressão escarninha na face? Ou sem botar a mão no peito? Não, ele há-de tê-la feito boa, seguramente! Levou na tromba mas não foi por acelerar as rotações à Portuguesa!"

Pois olhem: às tantas foi mesmo. E passo a explicar como vislumbrei esta luz.

Um dos barnabés tem uma filha pequenita que já aprendeu o nosso hino pátrio. E, ao cantá-lo, que fez a petiza: acrescentou "tentáculos" ao povo. E que atitude teve este "barnabento" progenitor perante o despautério de sua infanta? Sim, isso mesmo, que fez o pai da criança? Exactamente, já perceberam, atravessou-se a contar o pueril episódio sem, contritamente, lamentar o sucedido. Mais: não sossegou a pátria revelando que exemplar castigo ministrara ao seu rebento, num assomo pedagógico que fosse, ao mesmo tempo, redentor (para a criança) e balsâmico (para as assim vergastadas ossadas dos nossos "egrégios").

Resultado: não lhe fizeram o mesmo (ao pai da prevaricadora) que fizeram ao João Grosso porque, sendo agora ainda mais egrégios, andam assaz cansadotes. Refilaram, contudo. Eu fui lá ler a agoniada refilice e pensei o que penso sempre: quando uma afirmação de poucas linhas merece excitada resposta de duas laudas, mais nos vale firmar a vista na "pequena afirmação". Eu aqui dei itálico porque se trata dum dogma de besugo.
Fiz bem. Até porque o pai da criança prevaricadora me fez recordar, de passagem, esse excelente e talentoso "conjunto musical da conquistadora portugalidade dos anos oitenta" que se chamava Da Vinci. Cuja fotografia, torcido de culpado riso, vos mostro. Abaixo.
Não sem antes vos assegurar, porque me lembro (a gente não consegue expurgar-se das lembranças todas...), que eles eram mesmo assim. A sério. Mesmo o loiro da direita.


View blog authority