blog caliente.

10.7.05

Clássicos de besugo

O Benfica estreia-se hoje, frente ao Sion, que é uma equipa suíça que já conheceu melhores dias, mesmo no tempo em que lá jogava o Carlos Manuel.
As atenções desportivas do país estão, portanto, centradas nesse clássico do futebol moderno, Sion-Benfica. Sim, que cada jogo do Benfica é um clássico.
Consta que não será um jogo fácil mas, palpita-me, para o Benfica, nenhum jogo será fácil, esta época. Como no ano passado, exactamente, sim. Só que, com menos penalties inventados, os lampiões vão lutar com o Braga pela posição cimeira no campeonato "as duas equipas que o Jesualdo já treinou a sério" .

Boa sorte, Jesualdo, que tu sabes da bola vista do banco; o "Cúman" (há sempre o outro "Cu", o "Cu Adriano", o "Cu" que mete respeito, a ver vamos, estou desconfiado dos andrades, dão a volta quando menos se espera)) tem o defeito ligeiro de ter a certeza de que ainda poderia, com vantagens para o simpático clube que tem a galinha como símbolo, ser titular deste Benfica que aí vem, mesmo que fosse a médio centro. Ou no lugar do Cariáca, que é um russo brasileiro.

O ruído de fundo é este: "Miguel, volta para casa, que o pai Veiga é grande e eu, não sendo o seu profeta, sou a sua profiterole!". É este grito, lancinante, e o ululante "ècèlebê": é o "fadinho" do costume.
Miserável agremiação, esta, que patolas! Que "xuíxos"!

Claro que jogar com os Sarilhenses de lá, da "Xuíxa", tem mais encanto. É como a Académica, é como Coimbra - diz-se "Cuímmmmmbbrra!", como se fosse o Manuel Alegre a falar - , é como aquelas coisas todas, vagamente chatas, que nos fazem verter uma lágrima na hora da despedida, embora seja só pelo alívio de não voltarmos a ter de as sofrer.
Houve militares que choraram ao despedir-se da guerra de África. Não sabiam? Eu sei, que me contaram alguns.

Que é isto, quando comparado com a forte perspectiva de o Sporting vir a ter, este ano, a (de longe) melhor e mais equilibrada equipa dos últimos anos? Nada. Folclore minhoto. Os benfiquistas e o Minho têm uma forte ligação porque o Minho é a terra do sarrabulho, em papas.

Eu mais logo explico melhor isto, que é para os senhores entenderem. Os que não entenderem mais logo vão perceber ao longo da época, há alunos que desabrocham só no segundo período.
E, alunas, nem se fala. Algumas é só ao terceiro. Desculpem, no terceiro.

View blog authority