blog caliente.

2.6.05

Breve interrupção da guerra para enxugar os sovacos

Somos sensíveis aos ícones. Criamo-los.
A nossa grandeza o que é? É a dos nossos ícones. Medida por quem? Por nós. Que semelhança temos com os nosso ícones? Toda. O problema é esse.

Penso que Eusébio foi inferior a Pelé, a Maradona (o melhor de todos) e mesmo a Bobby Charlton.
Que Amália foi bastante menos que Edith Piaf.
Que basta a guerra civil espanhola para conseguir que, no mundo inteiro, (excepto em Portugal) se estude Aljubarrota como um fútil episódio do quotidiano. Mas, para nós, não.
E que Cavaco seja encarado com salvador seja do que for é parvoíce de saudoso. E que se escute demasiado atentamente Marcelo, como se dali saíssem mais do que recados, conversas em família, rumores, é o vilipêndio da coluna vertebral, em horário nobre.
E por aí.
Figo, por exemplo, é muito inferior a Zidane. Mas nem vale a pena explicar porque raio gosto mais do Figo. Ou, mais difícil ainda de esgrimir, do Pedro Barbosa.
E eu não desenvolvo. Muito bem, perfeitamente, não desenvolvo por causa do que a seguir admito. Para já, porque não sei. E depois, muito depois, secundariamente depois, porque mesmo que soubesse não queria.
"Zoilos, tremei, que o Indostão foi meu!", como diria Eça, essa pessoa inferior a Camilo apenas porque não era caceteiro, tarado dos cornos e dado ao priapismo. Mas já achava, Eça, um bocadinho remelenta a purulência intelectual que faz de cada luso um clone não aproveitado de Viriato, de Vasco da Gama, do Infante Santo e do próprio senhor D. João VI!

Vou passar a guardar as minhas evidências para outros lugares. É isso. Vou a Sirarelhos, ali no Alvão, e esguicho-as a uma guardadeira de frangos, daquelas que quando calha levantarem a saia lhes cai um cheiro do tamanho do tempo, dos entrefolhos. Ou a um daqueles pastores de cabras de Lamas d'Olo, um dos poucos que um dia, há muitos anos, chegaram a ir a Vila Real, pelos caminhos.

Estou a ficar um bocadinho farto de quem pensa, conforme lhe dá jeito, que o mundo "é conforme": ou é muito grande ou muito pequenino. "Mas, mesmo assim, mesmo com esta mutante dimensão, eis que lá cabe o nosso Pertegale, dos pertegueses!". Com voz de Trêpa.

O mundo tem o tamanho de cada pessoa, o resto é poeira cósmica potencial. E é, também, os outros. O que vai dar no mesmo.

View blog authority